Jantar dançante no galpão crioulo da AMP/RS abre festejos farroupilhas da entidade
Mais de uma centena de associados, familiares e amigos participaram, na noite desta sexta-feira, do jantar dançante que marcou o início dos festejos farroupilhas na sede campestre da AMP/RS. A programação, que neste ano será realizada no Galpão Crioulo Dr. Lauro Pereira Guimarães, foi aberta em grande estilo, com direito a homenagens e performances artísticas. No domingo, um almoço campeiro recebe a classe, com atividades direcionadas ao público infantil, a partir das 10h.
Recepcionado pelo presidente, Victor Hugo Azevedo, e pelos vice-presidentes Sérgio Harris, Alexandre Saltz, Caroline Vaz e Nilson Pacheco, o público lotou as dependências do galpão, que no período de comemorações da tradição gaúcha também leva o nome de Acampamento Henrique Dias de Freitas Lima. Ao som do colega Pedro Rui da Fontoura Porto e do grupo Clave de Lua, a noite foi crescendo em alegria e congraçamento, temperada com cardápio típico da cultura rio-grandense. Nesse clima de harmonia, os colegas também puderam compartilhar a passagem do aniversário do procurador de Justiça Alexandre Lipp João, que pelo segundo ano consecutivo festeja a data no acampamento farroupilha da AMP/RS.
HOMENAGENS
Após o jantar, associados que em 2013 completam 30 anos e 50 anos de ingresso no Ministério Público receberam um mimo da entidade. São eles Ari Antônio Berwanger, Carlos Dias Almeida, José Fernando Gonzalez, Marília Ribas Duarte, Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco, Roberto Luís Oppermann Thomé e Victor Hugo Azevedo, oriundos da turma de 1983; e Joaquim Maria Machado, que ingressou na Instituição em 1963.
Falando em nome da AMP/RS, Sérgio Harris destacou a valiosa contribuição daqueles que, ao longo do tempo, ajudaram a construir o Ministério Público de hoje, com tradição, respeitabilidade e credibilidade junto à sociedade. Representando os homenageados, Joaquim Maria Machado lembrou momentos importantes da história brasileira e a participação da Instituição nesse processo.
MÚSICA
Na sequência da festividade, o advogado, promotor de Justiça aposentado e músico consagrado José Fernando Gonzalez fez uma bela apresentação, acompanhado pelo violão de Mário Barros. A performance teve direito, inclusive, a participação especial dos procuradores de Justiça Delmar Pacheco da Luz e Sílvio Miranda Munhoz, que brindaram a todos com lindas declamações. Clique aqui para assistir a um trecho. A noite seguiu animada no ritmo dos colegas que cultuam as tradições gaúchas, com performances dos colegas David Medina da Silva, Eugênio Paes Amorim e Nilson Pacheco. Aberta a pista de dança, a bailanta correu solta e invadiu a madrugada.
NOVOS EVENTOS
A agenda oficial da AMP/RS alusiva aos festejos farroupilhas prevê, ainda, dois momentos. Neste domingo, a partir das 10h, uma programação voltada às crianças anima a sede campestre. Recreação, passeio de pônei e distribuição de brindes com motivos gauchescos aproximam os pequenos da tradição do Rio Grande. Ao meio-dia, será servido um almoço campeiro.
Encerrando a programação de culto às tradições do Rio Grande, um almoço de confraternização associativa e institucional será realizado no dia 17, igualmente no galpão crioulo da entidade. Na oportunidade, serão homenageados todos aqueles que, no presente e no passado, estiveram à frente da instituição e da entidade classista.