Jornalistas e estudantes recebem prêmio do Ministério Público, AMP/RS e FMP
Foram entregues na manhã da quinta-feira (18), no auditório do Palácio do Ministério Público, na praça da Matriz, os Prêmios Jornalismo, Estudantil e Monografia. O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, falou em nome da Associação, principal apoiadora dos prêmios, destacando a importância desta interação da Instituição com a imprensa, a academia e as escolas.
Foram entregues na manhã da quinta-feira (18), no auditório do Palácio do Ministério Público, na praça da Matriz, os Prêmios Jornalismo, Estudantil e Monografia. O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, falou em nome da Associação, principal apoiadora dos prêmios, destacando a importância desta interação da Instituição com a imprensa, a academia e as escolas. “Quando lançaram o Prêmio de Jornalismo do Ministério Público, há dez anos, nós precisávamos de uma afirmação institucional e era fundamental que o jornalista conhecesse o MP”. avaliou o presidente em seu pronunciamento durante a cerimômia. Segundo ele, passado o tempo é possível dizer que boa parte da sociedade já conhece o MP, tendo os jornalistas e suas reportagens grande participação nisso. Dornelles ainda cumprimentos a todos agraciados e aos organizadores das premiações, ampliadas este ano para estudantes universitários e do ensino fundamental.
“Os prêmios se inserem na visão estratégica do Ministério Público de intensificar a comunicação, divulgando cada vez mais as nossas ações”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Mauro Henrique Renner em seu discurso. Ele destacou a profissionalização e ampliação do trabalho da Assessoria de Imprensa do Ministério Público. “Existe uma identificação entre promotores e jornalistas. Queremos mostrar o que está acontecendo para a sociedade, com transparência”, destacou Renner.
O presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Luiz Fernando Calil de Freitas, concordou quanto à importância da iniciativa para que os cidadãos entrem em contato com a instituição. “O Ministério Público é da sociedade, e só conseguimos viver bem na nossa casa se sabemos o que está a nossa disposição”, disse Calil.
Uma premiação consolidada para a categoria. É a opinião do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, José Maria Nunes, a respeito do Prêmio Jornalismo. “A garantia de direitos sociais também é fruto da divulgação feita pelos jornalistas das ações do Ministério Público”, acredita. Ações essas que fazem a diferença para o fotógrafo Ronaldo Bernardi, do jornal Zero Hora, que falou em nome dos vencedores. “Tenho orgulho de ser gaúcho e de ter um Ministério Público atuante como o do Rio Grande do Sul, que conta com promotores que trabalham de verdade. Me sinto muito honrado por receber este prêmio”, agradeceu.
Participaram também do evento integrantes da Diretoria da AMP/RS, da Administração Superior do MP, representantes da Secretaria da Educação, OAB/RS, além de professores, jornalistas, alunos e seus familiares.
Prêmio jornalismo
O objetivo da premiação – que este ano recebeu 45 inscrições – é reconhecer reportagens jornalísticas que evidenciem o papel do Ministério Público perante à sociedade. Os ganhadores receberam um prêmio em dinheiro e uma comenda, oferecidos pela Associação do Ministério Público e pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. Os primeiros colocados de cada categoria também foram premiados com um fim de semana no Hotel Continental, em Canela.
Categoria Reportagem/Impressa
1º lugar: José Luís Costa (Zero Hora/Porto Alegre) - “Fim das Concessões: uma batalha que pode mudar as rodoviárias”
2º lugar: Otto Tesche (Gazeta do Sul/Santa Cruz do Sul) - “Antigo lixão dá lugar a mudas de árvores nativas”
Categoria Reportagem/Rádio
1º lugar: Maurício Boff (Rádio Bandeirantes AM) - “A agonia do surubim e do dourado – governo gaúcho libera a pesca de espécies ameaçadas de extinção”
2º lugar: Milena Schoeller (Rádio Gaúcha) - “Moradores de rua: uma solução é possível?”
Categoria Reportagem/TV
1º lugar: Priscilla Casagrande (Rede Record) - “A luta do MP pela moradia digna no Vale do Salso”
2º lugar: Luci Jorge (TV Bandeirantes) - “Máfia do lixo”
Categoria Fotojornalismo
1º lugar: Ronaldo Bernardi (Zero Hora) - “Golpe lesou produtores por 10 anos”
2º lugar: Ronaldo Bernardi (Zero Hora) – “Lei da cultura era usada para fraudes”
Prêmio Estudantil
Em sua 1ª edição, o Prêmio Estudantil Ministério Público “Guardião da Sociedade” recebeu 292 inscrições de alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais e estaduais, cumprindo sua intenção de estimular a pesquisa escolar relacionada ao trabalho do Promotor. Os vencedores do 1º lugar receberam um notebook, e os da 2ª colocação, um telefone celular. Diplomas e kits de livros foram distribuídos para todos os ganhadores e para os que obtiveram menção honrosa.
Categoria Ilustração
1º lugar: Vitória Lessa Saldanha, 13 anos (Escola Municipal de Ensino Fundamental Calil Miguel Allem, Balneário Pinhal) - “O meio ambiente pede socorro”
2º lugar: Erick Henrique Ferraz da Silva, 13 anos (Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ruth Raymundo, Sapiranga) - “As mãos do Ministério Público ajudando as crianças”
Menção honrosa: Gabriel Alves Martins, 11 anos (Instituto Estadual Professora Gama Angelina Belia, Porto Alegre)
Categoria Redação
1º lugar: Maurício Oliveira Maciel, 13 anos (Escola Estadual de Ensino Fundamental Nardy de Farias Alvim, Taquari) - “Nossos guardiões”
2º lugar: Jorge Renato Pinheiro Velloso, 13 anos (Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Deodoro, São Gabriel) - “Simplesmente pensando...”
Menção honrosa: Adriele Tavares, 14 anos (Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia, Chuvisca) - “Ministério Público”
Prêmio Monografia
O 1º Prêmio Estadual de Monografia Jurídica tinha como temática “O papel do Ministério Público na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais indisponíveis”. Foram recebidos 18 trabalhos de estudantes de Direito de todo o Rio Grande do Sul. O vencedor teve como prêmio a quantia de R$ 3 mil em dinheiro, uma bolsa integral em curso de especialização na Fundação Escola Superior do Ministério Público e um notebook. A monografia será publicada na Revista do Curso de Direito da FMP.
1º lugar: Rene José Keller (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) - “Ministério Público: entre todos, por todos e para todos”
Menção honrosa: Mário Azambuja Neto – Universidade de Passo Fundo
Sirlanda Maria Selau da Silva – Escola Superior do Ministério Público
Fonte: Imprensa MP/RS
Edição e fotos: Comunicação AMP/RS
O estudante de Direito da PUC-RS Rene José Keller ganhou 1º lugar no Prêmio Monografia