Tipo:
Notícias
Lajeado: Município lança Plano de Enfrentamento à Drogadição
Lajeado está, desde sábado, oficialmente engajado no combate ao consumo de drogas. Aproveitando a realização da Operação Sul - Vale do Taquari, da qual participaram a Aeronáutica, o Exército, a Marinha, a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal, no Parque Municipal Theobaldo Dick, foi lançado o Plano Municipal de Enfrentamento à Drogadição, coordenado pelo promotor Sérgio Diefenbach.
Lajeado está, desde sábado, oficialmente engajado no combate ao consumo de drogas. Aproveitando a realização da Operação Sul - Vale do Taquari, da qual participaram a Aeronáutica, o Exército, a Marinha, a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal, no Parque Municipal Theobaldo Dick, foi lançado o Plano Municipal de Enfrentamento à Drogadição.
O plano é resultado do Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição, que desde 2003 busca identificar os problemas e as necessidades para combater o tráfico e o consumo, explica o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, coordenador do Fórum. “Durante o evento, a prefeita Carmen Cardoso, os vereadores e secretários municipais formalizaram suas adesões à iniciativa. A partir disso, estabelecemos algumas questões importantes no processo”, explicou o promotor.
Entre as medidas a serem adotadas estão a contratação, pelo Município ou pela Câmara, de um profissional com especialização em drogadição, assim como a designação de dois servidores da Secretaria Municipal de Educação. Serão promovidos cursos de capacitação para professores das redes municipal, estadual e particular, além de policiais militares.
O plano reúne ainda uma série de ações, como a expansão do Proerd nas escolas, a criação do Proerd para pais, a adesão do município ao Plano de Prevenção à Violência (PPV) do governo do Estado e a criação de um Caps Álcool e Drogas, entre outros. “Ainda não conseguimos avaliar os efeitos do trabalho desenvolvido até aqui, mas temos verificado intensa mobilização e amplo engajamento ao plano. Os resultados virão em breve”, avaliou Diefenbach.
Últimas notícias
Loading...