Tipo:
Notícias
Lançada em Lajeado a edição 2017 do concurso cultural Vida+Viva
Foi lançado no dia 11 de abril, em Lajeado, o Concurso Cultural
Vida+Viva. A atividade que mobiliza estudantes de 33 municípios
abrangidos pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação chega à sua
terceira edição propondo a produção de conteúdo nas áreas de teatro,
dança, música e vídeo abordando o tema da prevenção ao consumo de
bebidas alcoólicas e outras drogas. Saiba mais sobre o certame no site
www.vidamaisviva.org.br.
Foi lançado no dia 11 de abril, em Lajeado, o Concurso Cultural Vida+Viva. A atividade que mobiliza estudantes de 33 municípios abrangidos pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação chega à sua terceira edição propondo a produção de conteúdo nas áreas de teatro, dança, música e vídeo abordando o tema da prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. Saiba mais sobre o certame no site www.vidamaisviva.org.br.
A iniciativa, apoiada pela AMP/RS, integra o Programa Vida+Viva Sem Álcool (-) 18 anos, que tem como coordenador o promotor de Justiça de Lajeado Neidemar José Fachinetto. Conforme ele, o engajamento das escolas e dos alunos é fundamental para o sucesso da iniciativa. “O objetivo principal continua sendo o protagonismo dos alunos em produzir projetos culturais sobre a temática e, com isso, facilitar a transmissão de uma mensagem positiva sobre o assunto, de modo a ser um contraponto à tolerância social ao consumo de álcool por nosso jovens, demonstrando que pode ser possível a socialização, entreterimentos, esportes e outras atividades saudáveis e sem álcool. Por meio desta iniciativa, esperamos que as crianças e os adolescentes sejam os verdadeiros protagonistas na produção e transmissão de mensagens”, destaca.
No entendimento da secretária da Educação de Lajeado, Vera Lucia Plein, o Programa Vida + Viva Sem Álcool colabora na difusão do conhecimento multidisciplinar sobre os malefícios que o álcool causa a crianças e adolescentes, além de incentivar as organizações públicas e privadas na prevenção do consumo precoce de álcool e
fiscalização pelos órgãos públicos competentes. “Baseado na difusão do conhecimento acerca da prevenção do uso de álcool, a criança e o adolescente teoricamente têm capacidade de fazer escolhas mais conscientes”, frisa. De acordo com Vera, sabe-se que vários fatores estão relacionados ao uso de drogas. “Precisamos identificar os fatores de risco, para minimizá-los, e os fatores de proteção, para fortalecê-los”.
A grande novidade dessa edição do concurso é a possibilidade de todos os trabalhos inscritos se apresentarem na final, em 25 de outubro, na Univates. Existe a previsão de capacitação aos alunos e professores das escolas que se inscreverem. O treinamento para melhoria dos trabalhos será ministrado por professores da Univates. Haverá ainda ajuda de custo de R$ 150,00. Os prêmios serão entregues para as três
melhores produções de cada área.
O Concurso Cultural tem o apoio da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Associação dos Defensores Públicos do Estado do RS (ADPERGS), Associação Médica do Vale do Taquari (Smat), das empresas Fruki, Docile, Sorvebom, Nobel, Yazigi e Super Rissul.
Últimas notícias
Loading...