Lançado o XV Prêmio Jornalismo Ministério Público
Em um café da manhã oferecido à Imprensa, nesta terça-feira (2), foi lançado o XV Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O prêmio é uma realização da Procuradoria-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, em parceria com a Associação do Ministério Público, Fundação Escola Superior do Ministério Público e Hotel Continental Canela. As inscrições para o concurso acontecem de 15 de outubro a 18 de novembro deste ano. Concorrem matérias veiculadas entre 15/11/12 e 15/11/13.
Em um café da manhã oferecido à Imprensa, nesta terça-feira (2), foi lançado o XV Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O prêmio é uma realização da Procuradoria-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, em parceria com a Associação do Ministério Público, Fundação Escola Superior do Ministério Público e Hotel Continental Canela. As inscrições para o concurso acontecem de 15 de outubro a 18 de novembro deste ano. Concorrem matérias veiculadas entre 15/11/12 e 15/11/13.
A iniciativa tem como propósito laurear as melhores reportagens editadas em “jornal, foto, rádio, televisão e web” que melhor esclarecerem a opinião pública sobre as competências da Instituição, bem como seu papel perante a sociedade, e também estimular o estudo e o trabalho jornalístico. Destinado à Imprensa do Estado, o concurso apresenta duas novidades. Nesta edição, os acadêmicos de jornalismo concorrem na categoria Estudantes de Jornalismo. Além disso, os participantes podem fazer a inscrição pela internet, através de banner a ser disponibilizado na página da Instituição.
O IMPORTANTE PAPEL DA IMPRENSA
Durante a solenidade, o presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo, destacou que o prêmio é a materialização do reconhecimento institucional ao importante papel da imprensa. "Acabamos de vivenciar um momento peculiar, em que a imprensa foi fundamental pra disseminar ideia de que a PEC 37 era um retrocesso para a Nação. Se não fosse isso, seguramente os movimentos sociais não teriam pinçado, naquele emaranhado de temas, a nossa luta para defender", salientou.
O Prêmio foi criado em virtude do grande leque de atribuições do MP e da alta função social que lhe foi conferida pela Constituição Federal, além da necessidade, cada vez maior, do conhecimento de suas atividades. As inscrições podem ser feitas de 15 de outubro a 18 de novembro. Concorrem matérias veiculadas entre 15/11/12 e 15/11/13. Serão concedidos aos jornalistas profissionais prêmios em dinheiro, comendas e um final de semana em Canela, na Serra gaúcha. Ao estudante vencedor, um tablet.
Os jornalistas e estudantes interessados em participar do concurso podem procurar a Assessoria de Imprensa – Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto 80, 14º andar da Torre Norte. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3224-6938 ou pelo e-mail imprensa@mp.rs.gov.br, pelo twitter @mp_rs, na AMP/RS, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais e na ARI.
PRESENÇAS
O evento também contou com as presenças do procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga; do presidente FMP, Mauro Luís de Souza; e do diretor do Hotel Continental Canela, Marcelo Carvalho. Também prestigiaram o corregedor-geral do MP, Ruben Giugno Abruzzi; os subprocuradores-gerais de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto; e Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles; a coordenadora do Memorial do MP e do Gabinete de Comunicação Social, Velocy Melo Pivatto; a ouvidora-substituta, Julia Ilenir Martins; e o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, Alexandre Lipp João.
Entre os representantes da Imprensa, estiveram presentes o vice-presidente da Rede Pampa de Comunicação, Paulo Sérgio Pinto, o coordenador de Jornalismo da RBS TV, Gerson Cruz, a chefe de reportagem do Correio do Povo, Jurema Josefa, o representante da TVE Antônio Oliveira e o apresentador da Rádio Guaíba Roberto Tavares, entre outros. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS foi representado pelo diretor Robinson Estrásulas.
Veja abaixo o regulamento e os detalhes sobre a premiação que acontecerá no mês de dezembro.
PRÊMIO DE JORNALISMO MINISTÉRIO
PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL
Considerando o crescente aumento de atribuições do Ministério Público e a alta função social que lhe tem sido conferida por leis;
Considerando a necessidade cada vez maior do conhecimento de suas atividades e realizações;
Considerando que a Imprensa do País tem dado constantes destaques às tarefas do Ministério Público;
FOI CRIADO NO ANO DE 1999 O PRÊMIO DE JORNALISMO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL, DESTINADO À IMPRENSA DO ESTADO, LAUREANDO ANUALMENTE OS MELHORES TRABALHOS SOBRE A ATUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.
DISPOSIÇÕES:
1 – Objetivo:
Premiar as três matérias jornalísticas (rádio, televisão e jornal), que melhor esclarecerem a opinião pública sobre as competências e atribuições constitucionais do Ministério Público, bem como sua atuação junto à sociedade. Também laurear na categoria (fotojornalismo) a melhor fotografia que, de alguma forma, expresse o trabalho dos Promotores de Justiça ou da Instituição, verdadeira guardiã da sociedade.
ADENDO I:
A partir do concurso de 2007 (9ª edição) a Instituição, com a concordância da Associação do Ministério Público e Escola Superior, passa também a premiar os segundos colocados em cada categoria.
ADENDO II:
A partir do concurso de 2011 (13ª edição) a Instituição, com a concordância da Associação do Ministério Público e Escola Superior, passa também a premiar um único trabalho em Mídiaweb.
ADENDO III:
A partir do concurso de 2013 (15ª edição) a Instituição, com a concordância da Associação do Ministério Público e Escola Superior, passa também a premiar um único trabalho (jornal, fotografia, rádio, televisão ou web) produzido por estudantes de jornalismo devidamente matriculados nas Faculdades, como forma de incentivar a profissão e a pesquisa sobre as áreas de atuação do MP.
2 – Temas:
Reportagens que versem sobre as atuações dos membros e dos órgãos do Ministério Público estadual.
3 ¬– Participantes:
Profissionais de comunicação: jornalistas e fotógrafos com registro profissional, que tenham editado matérias ou reportagens e (fotos) em jornais e revistas, e veiculadas em rádio, televisão e web.
Alunos de Comunicação Social (Jornalismo): que tenham elaborado matérias jornalísticas em jornais, revistas, publicado fotos, veiculado notícias em rádio, televisão ou na web durante os ensinamentos na Universidade.
4 – Trabalhos:
a) O concurso será realizado anualmente, com entrega dos prêmios preferencialmente em 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público.
b) Concorrem somente matérias veiculadas no período entre 15 de novembro de um ano até 15 de novembro do ano subsequente. Portanto, nesta décima quinta edição, valem trabalhos produzidos entre 15/11/12 e 15/11/13.
c) Serão aceitos trabalhos elaborados em coautoria, concorrendo os coautores em conjunto, desde que tenham registro profissional, no caso dos profissionais de comunicação.
d) Um mesmo autor poderá concorrer com mais de um trabalho.
e) Estão excluídas da participação publicações de circulação interna, de órgãos governamentais, empresas e associações.
5 - Documentação:
a) Os participantes deverão apresentar dados pessoais e profissionais para fins de inscrição.
b) A inscrição poderá ser feita pelo veículo de comunicação ou pelo próprio candidato.
c) Os estudantes de jornalismo interessados em concorrer poderão fazer sua inscrição livremente ou através das Faculdades no MP ou de forma On-line.
6 – Apresentação:
a) Os trabalhos devem ser apresentados através de ofício, que será encaminhado à Comissão Julgadora.
b) Deverão ser acompanhados em duas cópias das páginas do periódico em que foram publicados (jornal, revista), da gravação da reportagem em fita cassete ou CD (rádio) e gravação da matéria em DVD (televisão) e gravação da matéria em CD e DVD (Web).
c) As reportagens devem ter nome ou nomes dos autores, título e data da divulgação.
d) A foto publicada no veiculo de comunicação deverá ser ampliada e titulada pelo autor.
7 – Inscrição:
a) Os interessados deverão enviar, em envelope lacrado, a documentação, mediante protocolo, à Assessoria de Imprensa do Ministério Público – Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto 80, Bairro Praia de Belas, CEP – 90050-190, Porto Alegre.
b) As inscrições serão realizadas no período entre 15 de outubro e 18 de novembro, podendo ser prorrogada.
c) A partir da 15ª edição do Prêmio Jornalismo o participante poderá optar pela inscrição on-line disponibilizada em banner no site do MP e as matérias anexadas em links.
8 – Julgamento:
A Comissão Julgadora será constituída por um dos membros da Assessoria de Imprensa do Ministério Público, da Associação do Ministério Público, da Escola Superior do Ministério Público, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas do RS.
9 – Seleção:
a) Será considerada a contribuição do trabalho para conhecimento da sociedade das funções e atividades constitucionais do Ministério Público.
b) Nível de pesquisa.
c) Fidelidade dos fatos descritos.
d) Adequado uso de linguagem na redação e veiculação das matérias.
10 – Divulgação e lançamento:
a) A divulgação dos resultados será feita após análise da Comissão Julgadora e em até uma semana depois do término das inscrições.
b) O lançamento do concurso ocorrerá sempre no mês de junho, na “Semana do Ministério Público” (Dia 29 de junho é o aniversário da Instituição gaúcha), em coquetel oferecido pela Associação do Ministério Público e Escola Superior.
11 – Prêmios:
Serão concedidos aos jornalistas autores dos melhores trabalhos selecionados nas categorias jornal, rádio, televisão e fotografia, os seguintes prêmios:
Primeiro lugar:
a) A quantia correspondente a um piso salarial de jornalista (Capital) na época da premiação.
b) Uma comenda oferecida pela Associação do Ministério Público.
c) Um final de semana no Hotel Continental, em Canela, oferecido pelo Hotel Continental Canela.
Segundo lugar:
a) A quantia correspondente a meio piso salarial de jornalista (Capital) na época da premiação.
b) Uma comenda oferecida pela Associação do Ministério Público.
Categoria Web: nesta modalidade haverá apenas um vencedor, independentemente das mídias concorrentes e classificadas pela Comissão Julgadora. Os prêmios são:
a) A quantia correspondente a um piso salarial de jornalista (Capital) na época da premiação.
b) Uma comenda oferecida pela Associação do Ministério Público.
c) Um final de semana no Hotel Continental, em Canela, oferecido pelo Hotel Continental Canela.
Estudantes de Jornalismo: Nesta categoria também haverá apenas um vencedor, independentemente das mídias concorrentes e classificadas pela Comissão Julgadora. Como forma de estimular o trabalho jornalístico e a participação no concurso institucional, o autor receberá uma comenda da Associação do MP e um tablet.
Os prêmios serão entregues durante evento (breakfast) oferecido pela Associação do Ministério Público e organizado pelo cerimonial da PGJ com a presença do Procurador-Geral de Justiça, na Semana Nacional do MP (Dia 14 de dezembro é aniversário da Instituição).