Magistrados culpam corrupção por atraso
A corrupção é o maior obstáculo para o crescimento do Brasil. O dado aparece na pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15/11), em Curitiba, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em que 98,5% dos juízes se dizem convencidos de que "a ação nefasta e endêmica da corrupção" na administração pública é a maior causa da estagnação. Os juízes - 95,4% deles - querem que se atualize a tipificação dos crimes eleitorais, como forma de evitar a reedição do mensalão no Congresso. Para 97, 7% dos pesquisados, o nível educacional da população também emperra o crescimento e 97,5% condenam a alta carga tributária no país.
O trabalho ouviu cerca de 3 mil juízes de todo o país e foi coordenado pela cientista política Maria Tereza Sadek, da USP. A apuração, intitulada "Desenvolvimento: uma questão de Justiça", foi apresentada na abertura do XIX Congresso Brasileiro de Magistrados, que acontece até sábado na capital do Paraná. A demora no encerramento do processo judicial e o excesso de recursos são apontados na pesquisa como causas da impunidade no país.
"Ao contrário do que se pode pensar, os juízes estão conscientes das conseqüências de suas decisões na sociedade", afirma Rodrigo de Carvalho Collaço, presidente da AMB.
Fonte: Jornal Correio do Povo
Mais informações sobre o XIX Congresso Brasileiro de Magistrados na www.amb.com.br/congresso2006/