Marcelo Dornelles é o novo presidente da AMP/RS
O promotor foi eleito nesta sexta-feira (21) por uma diferença de 56 votos. Ele comandará a entidade no biênio 2008/2010. A Chapa 1, do candidato vitorioso, também venceu a eleição para o Conselho de Representantes. Participaram da votação 824 eleitores de um total de 905 promotores e procuradores de justiça aptos a votar. Votos brancos e nulos somaram 17.
O promotor foi eleito nesta sexta-feira (21) por uma diferença de 56 votos. Ele comandará a entidade no biênio 2008/2010. A Chapa 1, do candidato vitorioso, também venceu a eleição para o Conselho de Representantes. Participaram da votação 824 eleitores de um total de 905 promotores e procuradores de justiça aptos a votar.
Além do presidente, a chapa vencedora do pleito é composta pelo promotor Mauro Luís Silva de Souza (vice-presidente Administrativo e Financeiro), o promotor Maurício Trevisan (vice-presidente de Núcleos), a procuradora Julia Ilenir Martins (vice-presidente Social) e o promotor Antonio Carlos Paiva Hornung (vice-presidente de Aposentados).
Em declaração logo após a divulgação do resultado, Dornelles disse que será o presidente de todos os associados da AMP/RS a partir do momento em que for empossado, no dia 12 de dezembro, no auditório Modercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público.
Natural de Porto Alegre, Marcelo Dornelles, 40 anos, casado, e com dois filhos, ingressou no Ministério Público em 1996, tendo atuado nas Promotorias de Justiça de Tupanciretã e Cruz Alta. Removido para Canoas em 2001, foi coordenador das Promotorias do município. Em Porto Alegre, exerceu suas funções junto ao Juizado Especial Criminal da Restinga e como promotor-assessor na Assessoria Jurídica da Procuradoria-Geral de Justiça – Procuradoria de Prefeitos.
Na capital, também atuou como promotor substituto nas Promotorias Cível do Foro Regional de Petrópolis, Criminal do For Regional do 4º Distrito, Acidentes de Trânsito, Infância e Juventude e Direitos Humanos. Em Julho de 2008, classificou-se na Promotoria de Justiça de Plantão.
Especialista e Mestre em Direito, é coordenador da área de Direito Processual e Penal da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e professor de Direito Penal e Direito Processual Penal. Também é professor na Escola Superior da Magistratura (Ajuris) e na Unisinos. É co-autor de dois livros: Juizados Especiais Criminais – Lei 9.009/95, Comentários e Críticas ao Modelo Consensual Penal/2006 e Lei de Drogas – Aspectos Polêmicos à Luz da Dogmática Penal e da Política Criminal/2008, ambos publicados pela Livraria do Advogado. Na AMP/RS, foi Assessor Especial da Presidência na gestão 2001/02 e diretor de Esportes na gestão 2003/04.
Atual presidentes da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira (direita), e presidente do Conselho de Representantes, Alberto Weingartner Neto (esquerda), com integrantes da nova diretoria