Marcelo Lemos Dornelles é escolhido como novo desembargador do TJRS
O promotor de Justiça Marcelo Lemos Dornelles foi escolhido como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado em vaga destinada a membros do Ministério Público pelo quinto constitucional. A decisão foi comunicada pelo governador do Estado, Eduardo Leite, na tarde desta terça-feira, 18 de julho.
"Recebi a notícia com muita honra. Minha expectativa é ser tão feliz quanto fui no Ministério Público na missão de fazer justiça", destacou Dornelles.
O nome do ex-procurador-geral de Justiça integrava a lista tríplice definida pelo Órgão Especial do TJRS, no último dia 26 de junho. Dornelles recebeu 18 votos, assim como a procuradora de Justiça Veleda Maria Dobke. O promotor de Justiça Cláudio Ari Pinheiro de Mello fechou a lista, com 16 votos.
O presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, cumprimentou o ex-procurador-geral de Justiça pela nomeação. “É um colega com larga folha de serviços prestados ao Ministério Público. Presidente da Associação de 2008 a 2010, procurador-geral de Justiça por dois mandatos e que, seguramente, fará um grande trabalho no Poder Judiciário”, destacou o dirigente.
Marcelo Lemos Dornelles
Membro do Ministério Público desde 1996, Marcelo Lemos Dornelles foi promotor nas comarcas de Tupanciretã, Cruz Alta e no Tribunal do Júri de Canoas. Na Capital, atuou no Foro Regional da Restinga, nas promotorias de Direitos Humanos, da Infância e Juventude e no Plantão. Presidiu a Associação do Ministério Público e o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Além disso, atuou como secretário-geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e como subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais. Em 2015, foi o primeiro promotor eleito Procurador-Geral de Justiça, para o biênio 2015-2017, cargo que ocupou novamente no biênio 2021-2023.