Ministério Público promove Webconference alusiva aos 35 anos da Constituição Federal
Por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), o Ministério Público do Rio Grande do Sul promoveu, na manhã desta quinta-feira, 5 de outubro, a “Webconference alusiva aos 35 anos da Constituição Federal”, com o objetivo de analisar e debater sobre os 35 anos de existência da Constituição Federal do Brasil, discutindo o seu impacto na sociedade e na democracia do País.
Conduzido pela Procuradora de Justiça e Diretora do CEAF, Ana Maria Moreira Marchezan, e com a mediação do procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Sikinowski Saltz, o painel contou com a participação do ex-presidente da República, Michel Temer, do ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Cláudio Barros Silva, do ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia, Achiles de Jesus Siquara Filho, e do ex-deputado federal constituinte, Hermes Zaneti.
Durante a transmissão, o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, acompanhou o painel no estúdio do CEAF, junto aos mediadores e do subcorregedor-geral do Ministério Público, Ricardo da Silva Valdez.
Na abertura do encontro, a diretora do CEAF, Ana Maria Moreira Marchesan, celebrou a realização do painel e destacou a importância de celebrar a Constituição Federal brasileira. “É uma oportunidade única poder reunir um time de palestrantes tão qualificados, como legisladores constituintes, um ex-presidente da República e grandes estudiosos da nossa Instituição”, enfatizou a procuradora de Justiça.
Durante o encontro, os convidados versaram acerca das articulações institucionais e políticas, sobre os trabalhos realizados nas reuniões das comissões e subcomissões temáticas que ocorreram durante o período constituinte, discorreram acerca da interlocução do Parlamento com a sociedade no contexto da época, e o impacto do texto constitucional no País.