Tipo:
Notícias
MP homenageia agraciados com o Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos 2016
A promotora de Justiça Especializada de Caxias do Sul Adriana Karina
Diesel Chesani e a Sociedade Portoalegrense de Auxílio aos Necessitados
(Spaan) foram agraciados, na tarde desta segunda-feira (27) com o Prêmio
Miguel Velasquez de Direitos Humanos. A honraria, em sua segunda
edição, foi entregue em evento realizado no foyer da sede do Ministério
Público do Rio Grande do Sul e prestigiado por membros da classe,
representantes da entidade e familiares do promotor Miguel Granato
Velasquez, falecido em 2014. Os vice-presidentes da AMP/RS Andréa de
Almeida Machado e João Ricardo Santos tavares acompanharam a solenidade.
A promotora de Justiça Especializada de Caxias do Sul Adriana Karina Diesel Chesani e a Sociedade Portoalegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) foram agraciados, na tarde desta segunda-feira (27) com o Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos. A honraria, em sua segunda edição, foi entregue em evento realizado no foyer da sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul e prestigiado por membros da classe, representantes da entidade e familiares do promotor Miguel Granato Velasquez, falecido em 2014. Os vice-presidentes da AMP/RS Andréa de Almeida Machado e João Ricardo Santos tavares acompanharam a solenidade.
Pelo regulamento, o Prêmio contempla duas categorias: “Instituição ou Personalidade" e “Membro/Servidor do MP". Os homenageados foram escolhidos por uma comissão formada por membros e servidores do Ministério Público, conforme determinado no provimento que instituiu a premiação. Agraciada na categoria “Instituição ou Personalidade", a entidade, filantrópica que se dedica a proporcionar uma velhice digna, com conforto, atenção e qualidade de vida a cerca de 180 idosos foi representada pelo presidente, Geraldo Hugo Sander.
AGRACIADOS
A promotora Adriana Chesani foi escolhida na categoria “Membro/Servidor do MP", por sua atuação a partir de propostas inéditas para os cuidados e a proteção dos vulneráveis. Ultimamente, ela tem trabalhado para ampliar o albergamento de pessoas em situação de rua e melhorar as Instituições de Longa Permanência de Idosos, bem como da rede de atenção à saúde. Em sua fala, ela frisou que “o trabalho pelos direitos humanos é um desafio diário, uma luta pelos direitos mais básicos dos cidadãos, que são desrespeitados; o prêmio é uma recompensa pelas batalhas diárias e um incentivo ainda maior para seguir trilhando esse caminho”.
O Presidente da Spaan lembrou os três pilares que reforçam a atuação da entidade: higiene, nutrição e autoestima. “Se hoje temos condições de prestarmos o atendimento necessário, é verdade que isso se deve ao Fundo Municipal do Idoso e às doações recebidas; mas nem sempre esses recursos estiveram presentes e, mesmo com salários de funcionários atrasados, nunca faltou carinho, zelo e alimento no prato dos idosos”, disse. Sander frisou também que “o prêmio é um reconhecimento à história da Spaan e aos seus funcionários, que se dedicaram ao longo desses 85 anos de existência”.
HONRARIA
Os prêmios foram entregues pelo procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles. Ele destacou que a criação da honraria foi uma forma de deixar registrado o legado de Miguel Velasquez, Promotor de Justiça falecido há dois anos, que tinha um entusiasmo diferenciado na proteção dos vulneráveis – tanto na atuação junto às áreas da infância e juventude, quanto na defesa dos direitos humanos e na ênfase ao cuidado dos idosos. Já sobre os agraciados, o Chefe do MP ponderou o trabalho árduo para a melhoria das comunidades em que atuam. “A Spaan tem uma significante atividade, que deve inspirar outras instituições; a Promotora Adriana Chesani possui uma visão de proteção social, articulação de rede, relacionamento e proximidade com os atendidos, que denota a atuação com seriedade”, pontuou Dornelles.
Participaram da solenidade a primeira-dama do Estado e secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, o corregedor-geral do MP, Ruben Giugno Abruzzi, o procurador do Estado Jorge Terra, o juiz militar Antonio Carlos Maciel Rodrigues, o corregedor-geral do TJM, Amilcar Macedo, o representante do Comando Militar do Sul, coronel Carlos José Sampaio Malan, a defensora pública estadual Mariana Cappellari, o procurador do Município de Porto Alegre Carlos Rogério Guedes Pires, e a representante da família de Miguel Velasquez, Marlow Velasquez.
O PRÊMIO
O Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos foi instituído pelo de Provimento 25/2015, publicado no Diário Eletrônico do MP/RS, dia 15 de abril do ano passado. Ao instituir esta premiação o Ministério Público do RS reconhece formalmente a valorosa contribuição do Promotor de Justiça Miguel Granato Velasquez, falecido em 29 de agosto de 2014, especialmente na defesa dos direitos humanos e na proteção à infância e juventude.
Últimas notícias
Loading...