MPRS realiza cerimônia de entrega do 26º Prêmio de Jornalismo e do Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou, na manhã desta segunda-feira, 16 de dezembro, a cerimônia de entrega do 26º Prêmio de Jornalismo e do Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos, na sede da instituição, em Porto Alegre. A premiação contemplou seis categorias: Reportagem Universitária; Sustentabilidade; Segurança Pública; Defesa do Patrimônio Público; Saúde e Educação; e Proteção Social, premiando jornalistas de diferentes veículos de comunicação por suas contribuições nessas áreas.
Durante o evento, o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Fernando Andrade Alves, entregou o prêmio da categoria Sustentabilidade à jornalista Susana Leite, do Jornal NH, pela reportagem “Abelhas-sem-ferrão são essenciais à biodiversidade”. Em sua fala durante a cerimônia, o presidente da AMP/RS destacou a relevância do prêmio e do papel do jornalismo profissional para a sociedade. “Gostaria de parabenizar a todos os agraciados, mas também ao Ministério Público por reconhecer na imprensa, especialmente na imprensa séria, esse fiel parceiro na tarefa de comunicar seus atos. Parabéns a todos, e que este prêmio seja repetido, para que possamos sempre celebrar o fato de que a verdade nunca deve ser esquecida”, afirmou.
No Prêmio Miguel Velasquez, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) foi a primeira a ser agraciada, reconhecida pelo apoio e proteção a pessoas forçadas a deixar suas casas devido a guerras, perseguições, desastres climáticos e outras situações adversas. O segundo homenageado foi o promotor de Justiça Sérgio da Fonseca Diefenbach, destacado pela sua atuação nas enchentes que afetaram o Vale do Taquari neste ano.
Conheça os vencedores:
Categoria Proteção Social
1º lugar
Cristine Gallisa, Pâmela Rubin Matge, Marcos Hoffmann, Guto Teixeira e Patrícia Trevisan (RBS TV) com reportagem sobre o Programa Família Acolhedora.
2º lugar
Geórgia Santos e Raquel Grabauska (Vós) com a reportagem "A Enchente – A borda do quebra-cabeça”, sobre a vulnerabilidade de crianças e adolescentes diante do desastre.
Categoria Saúde e Educação
1º lugar
Ermilo Drews (Grupo Sinos/site abcmais.com) com a reportagem "Cooperação e apoio financeiro para enfrentar a judicialização na saúde".
2º lugar
Leno Falk (Agência Radioweb) com reportagem sobre o limite entre o direito individual e o coletivo, em relação à vacinação.
Categoria Defesa do Patrimônio Público
1º lugar
Marcio Cardoso de Souza (Jornal Gazeta do Sul) com reportagem sobre a Operação Controle, considerada um marco na história política de Santa Cruz do Sul.
2º lugar
Fábio Schaffner (Zero Hora) com reportagem sobre a ascensão e queda de um dos mais importantes políticos gaúchos, alvo da Operação Fandango.
Categoria Segurança Pública
1º lugar
Cristine Gallisa, Pâmela Rubin Matge, Adriane D´Avila e Kennya Brum (RBS TV) com reportagem sobre operações do MPRS que investigam fraudes em licitações públicas.
2º lugar
Humberto Trezzi e Lucas Abati (GZH e Rádio Gaúcha) com reportagem sobre criminosos gaúchos de alta periculosidade que deixaram presídios ao longo de um ano.
Categoria Sustentabilidade
1º lugar
Susana Leite (Jornal NH) descreve a ação conjunta motivada pela necessidade de preservação das abelhas-sem-ferrão.
2º lugar
Ermilo Drews (Grupo Sinos/site abcmais.com) com reportagem que mostra iniciativas na área de ordenamento urbano e no amparo a comunidades afetadas pelas cheias históricas de maio deste ano.
Categoria Reportagem Universitária
1º lugar
Marieli Lapinski, Guilherme Freling, Gustavo Pinheiro e Paulo Alberto Garcia (UFRGS/Humanista) com reportagem que trata das estratégias e obstáculos enfrentados no combate à violência doméstica no Estado.