Nova diretoria do CNPG é empossada
A nova diretoria do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) foi empossada em solenidade realizada na noite de quinta-feira (15), em Curitiba. No evento, realizado no auditório do Museu Oscar Niemeyer, assumiram o procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, como presidente, além de representantes do MP nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, e do Ministério Público da União.
A procuradora-geral Simone Mariano da Rocha foi empossada vice-presidente da Região Sul. A vice-presidente Social da AMP/RS, Júlia Martins representou a entidade na cerimônia. O subprocurador-geral para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski, também acompanhou a posse.
Também tomaram posse os vice-presidentes da região Sudeste, Cláudio Soares Lopes (PGJ-RJ), da região Centro-Oeste, Marcelo Ferra de Carvalho (PGJ-MT), da região Norte, Ivanildo de Oliveira (PGJ-RO), da região Nordeste, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto (PGJ-CE), e do Ministério Público da União, Otávio Brito Lopes (procurador-geral do Trabalho).
Além de Olympio Sotto Maior, compuseram a mesa o ex-presidente do órgão, Leonardo Bandarra, o governador do Paraná, Roberto Requião, o presidente da Assembléia Legislativa paranaense, Nelson Justus, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Ruy Fernando de Oliveira, o senador Flávio Arns, o deputado federal Antonio Carlos Biscaia, o prefeito de Curitiba, Carlos Alberto Richa, e o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, Luiz Antonio Guimarães Marrey. Ainda, o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Hermas Brandão, o corregedor-geral do MP/PR, Edison do Rêgo Monteiro Rocha, o promotor de Justiça do MP/SP e representante do Ministério Público no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Felipe Locke, o corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público, Sandro Neis. Também, os membros do CNMP Claudio Barros Silva e Achiles de Jesus Siquara Filho, o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), José Carlos Cosenzo, o presidente do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil e presidente da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná, Mauricio Kalache, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), Alberto de Paula Machado, e o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Wanderlei Carvalho da Silva.
Reunião
Nesta sexta-feira (16), o Colegiado se reuiu no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), para discutir diversos temas de interesse institucional. Entre os assuntos estiveram a ampliação do acompanhamento legislativo, inclusive com a produção de propostas do Ministério Público a serem apresentadas ao Congresso Nacional, acompanhamento de julgamentos dos Tribunais Superiores, ampliação das relações institucionais com o Congresso, Executivo e entidades da sociedade civil organizada e o intercâmbio de boas práticas administrativas e funcionais entre os MPs.