Menu de serviços
Tipo:
Notícias

O Ministério Público do Rio Grande do Sul está de luto

Uma importante fração da história do Ministério Público gaúcho e da AMP/RS se perdeu no começo da manhã desta sexta-feira  (18). Faleceu em casa, na Capital, aos 84 anos, o ex-procurador-geral de Justiça e ex-presidente da Associação, Lauro Pereira Guimarães. “O Ministério Público do Rio Grande do Sul está de luto.  Lauro Pereira Guimarães foi protagonista da evolução institucional, de representante de Estado a guardião da cidadania”, disse o presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo.

18/01/2013 Atualizada em 21/07/2023 10:57:35
Compartilhe:
1358533659.jpg




Uma importante fração da história do Ministério Público gaúcho e da AMP/RS se perdeu no começo da manhã desta sexta-feira  (18). Faleceu em casa, na Capital, aos 84 anos, o ex-procurador-geral de Justiça e ex-presidente da Associação, Lauro Pereira Guimarães.



Admirado pelos colegas por conta do vigor com o qual representou a instituição, mesmo depois da aposentadoria, em 1975, Lauro deixa um legado de dedicação e vocação à causa do Ministério Público. O presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo, lamentou a morte e definiu a dimensão do ex-líder. “O Ministério Público do Rio Grande do Sul está de luto. Lauro Pereira Guimarães foi protagonista da evolução institucional, de representante de Estado a guardião da cidadania. Um pedaço de nossa instituição morre com ele”.



TRAJETÓRIA

Natural de Taquari, Lauro ingressou na instituição em 1957, tendo atuado nas Comarcas de Iraí, Três Passos, Carazinho, Ijuí, Passo Fundo e Porto Alegre. Sua força e liderança o alçaram à presidência da AMP/RS em 1970. No ano seguinte, comandou as negociações que culminaram na aquisição do terreno onde está instalada a sede campestre da entidade, da qual esteve à frente até 1972. Nesse período, Lauro também ocupou, simultaneamente, o cargo de chefe do MP, até maio de 1974.



Em agosto de 1975, assumiu o Gabinete da Casa Civil do Governo Estadual. "Trata-se de uma perda inestimável, especialmente por tudo que representou para nossa Instituição”, destacou o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga.

O velório está ocorrendo no Foyer do Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público, em Porto Alegre e se estenderá até às 21h. No sábado, terá continuidade entre 8h30min e 16h, quando ocorrerá missa celebrada pelo Padre Attílio Hartmann, no local. Na sequência, às 17h, acontecerá à cerimônia de despedida, no Crematório Metropolitano, localizado na Avenida Oscar Pereira, 584.



LAURO PEREIRA GUIMARÃES, POR ELE MESMO

Dedicado de corpo e  alma à Instituição, Lauro Pereira Guimarães era um valioso arquivo de memórias,  causos e manifestações de paixão pela carreira. Em diferentes momentos, ao longo da vida, expressou, como poucos, a íntima relação que mantinha com o Ministério Público. Trechos extraídos de sua autobiografia, armazenada no Memorial do MP, retratam a importância de seus feitos, que tanto contribuíram para a consolidação do Ministério Público em sua formatação atual. Leia algumas cunhadas por ele mesmo a respeito da carreira, da entidade de classe e da Instituição:



"Eu era feliz – e sabia! – por ter feito a escolha profissional certa: convenci-me, pelo exercício, que não há outra atividade pública mais alta, nobre e útil que a do Promotor de Justiça, se desempenhada com amor, abnegação, devotamento, espírito público”.

 

"Entendo oportuno, nesta altura, referir minha postura pública na afirmação da hierarquia institucional do Ministério Público: por onde andei, jamais permiti que nossa Instituição fosse diminuída no conjunto dos órgãos do Estado. Minha preocupação e ação foram no sentido de marcar nitidamente a independência, a autonomia, a insubordinação do promotor a qualquer autoridade local. Fui, posso dizer, um fanático da afirmação jurídica, política e social do Ministério Público”.

 

"Só a união de todas as nossas forças permitiu sua concretização. A significação associativa de nossa sede campestre transcende, ultrapassa em muito o objetivo de lazer recreio: é um ponto de encontro da família do Ministério Público, um espaço referencial necessário, onde todos e cada um nos sentimos donos, proprietários do lugar, com direito ao usufruto pleno de suas riquezas naturais, de respirar seu clima, contemplar seu verde, renovar afetos, entre sacerdotes do mesmo credo”.

 

"É que o Ministério Público valeu sempre pelo trabalho, autoridade moral, qualificação profissional, abnegação e espírito público de cada promotor, em sua comarca, de cada procurador, em sua câmara. Distantes, insulados, sem comunicação rápida nem garantida, sem acomodações condignas em cada Fórum, morando em hotéis inabitáveis, por falta de moradia no lugar; estradas intransitáveis boa parte do ano, carência de maior apoio da sede – mesmo assim, [estes agentes do Ministério Público]deixaram gravada na memória de cada comunidade onde atuaram a mensagem e a legenda de brio, valor, austeridade, devotamento ao dever, destemor, independência."

 

"O Ministério Público tem uma característica peculiar: ele cresceu de fora para dentro, da periferia para o centro, exogenamente – do agente para o órgão. Historicamente, foi a ação pessoal do promotor que marcou, identificou, trouxe prestígio à pro curadoria-geral – e não esta àquele."

 

"Em momento de desespero e exaustão formulei um pensamento de revolta, expresso na seguinte sentença – que ganhou foros de afirmativa nacional:“Há duas espécies de pessoas que combatem o Ministério Público: - os ignorantes, porque não o conhecem; os criminosos, porque o conhecem bem...”


Últimas notícias
/arquivos/WhatsApp Image 2024-09-27 at 12.07.55 (2)
Loading...
Notícias

Reunião marca a apresentação dos números finais do XVI Congresso Estadual do MPRS

27/09/2024
/arquivos/001
Loading...
Notícias

AMP/RS promove Almoço de Jubilados e Pensionistas de setembro

26/09/2024
/arquivos/ajuris
Loading...
Notícias

AMP/RS é homenageada pela Ajuris em reconhecimento à solidariedade durante as enchentes

26/09/2024
/arquivos/conamp
Loading...
Notícias

Em Brasília, presidente da AMP/RS participa de reunião ordinária da CONAMP

25/09/2024