Tipo:
Notícias
Pacote do governo é tema de entrevista do presidente da AMP/RS à PoaTV
A análise do pacote apresentado pelo governo Sartori nesta
semana foi tema de entrevista do presidente da AMP/RS, Sérgio Harris, ao
programa Economia e Desenvolvimento, da PoaTV, nesta quinta-feira
(24). A atração, com apresentação do jornalista Silvio Lopes e do
promotor de Justiça aposentado João Hubert Jaccottet Neto, vai ao ar no
próximo domingo (27), às 23h, com reprise na segunda-feira e no sábado,
às 20h30min.
A análise do pacote apresentado pelo governo Sartori nesta semana foi tema de entrevista do presidente da AMP/RS, Sérgio Harris, ao programa Economia e Desenvolvimento, da PoaTV, nesta quinta-feira (24). A atração, com apresentação do jornalista Silvio Lopes e do promotor de Justiça aposentado João Hubert Jaccottet Neto, vai ao ar no próximo domingo (27), às 23h, com reprise na segunda-feira e no sábado, às 20h30min.
Harris foi convidado pelos apresentadores para repercutir as medidas anunciadas na última segunda-feira (21) e foi questionado sobre a forma com que os projetos afetam o serviço público e inviabilizam a atuação dos Poderes, em especial a do Ministério Público, e os danos que causarão ao Estado. O presidente da entidade ressaltou que mudanças na estrutura e gestão estatais são necessárias, mas ponderou que a maioria dos projetos de lei do pacote não se destina ao proposto. “Se formos analisar, fica claro que não vão gerar a economia esperada nem zerar o déficit do Estado e ainda vão prejudicar a prestação de um serviço público de qualidade e, consequentemente, a sociedade como um todo”, comentou.
Ele lembrou que o MP tem um orçamento pré-aprovado pela Assembleia Legislativa e que há 20 anos a Instituição não ultrapassa esse orçamento, apesar de aprimorar seus serviços e se dedicar a operações e investigações essenciais para o estado, como a Leite Compen$ado, recentemente. “Ou seja, o pacote visa a punir quem faz mais e não gasta como tal. E quem vai ser prejudicado? O serviço prestado à população. Retirar valores do orçamento do MP inviabilizará ações e uma série de serviços”, enfatiza Harris.
Questionado ainda sobre a “falta de prioridade” dada pelo Executivo ao MP e ao Judiciário, o dirigente destacou que, no seu entendimento, a questão não é de falta de prioridade, mas sim de “um objetivo claro de enfraquecimento das Instituições, o que é inadmissível. O MP e o Judiciário conseguem se gerir bem, o problema está dentro do Executivo”, reforçou o presidente. A questão das isenções fiscais a empresas também foi abordada e apontada pelo dirigente como “mala preta do governo”, uma vez que a administração atual não presta contas e nem divulga aos órgãos fiscalizadores os valores gerados com essas medidas.
Quanto às estratégias para contrapor o pacote aos deputados gaúchos, Harris disse que apostará no diálogo franco como ferramenta de convencimento dos parlamentares. “Temos de usar a dialética para mostrar que os PLs não se destinam ao que estão mostrando e que não farão com que o Estado economize ou gaste menos. A verdade é que o governador não esperava ganhar a eleição e não tinha um plano estruturado para governar o Estado. Ninguém está dizendo que é fácil administrar o Rio Grande do Sul, não serão em uma ou duas administrações que se resolverão os problemas, mas precisa se modificar a economia e voltar a fazer o Estado crescer”, finalizou o presidente da AMP/RS.
EXIBIÇÃO
O Programa "Economia & Desenvolvimento" será exibido na PoaTV (canal 06 da NET e/ou poatv.net) nos próximos domingo (27), às 23h, e segunda-feira(28), às 21h, com reprise no sábado seguinte (03), às 21h30min. Também no RCT Canal 23, na quinta-feira (1),às 22h30min. Confira a entrevista no link abaixo.
Últimas notícias
Loading...