Painéis sobre bullying e violência contra a mulher marcam Semana do Ministério Público da Rota do Serra
Com sucesso de público, a 14ª edição da Semana do Ministério Público da Rota da Serra, realizada em Taquara, chegou ao fim na noite desta quinta-feira, 18 de abril, com a palestra “Violência contra a Mulher: a realidade gaúcha e brasileira à luz da proteção dos Direitos Fundamentais e dos Bens Públicos Indisponíveis”, ministrada pelo procurador de Justiça e presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Fábio Roque Sbardellotto.
Realizado em dois dias, o evento foi aberto na terça-feira, 16 de abril, com a palestra da promotora de Justiça da Promotoria da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Caroline Vaz, intitulada “Bullying e Cyberbullying: a prevenção e a criminalização das condutas”, que abordou as normas vigentes relacionadas ao bullying e ao cyberbullying, bem como suas repercussões nas esferas penal e cível.
Promovida em parceria com o curso de Direito das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), com o apoio do Ministério Público e da FMP, a 14ª edição da Semana da Rota da Serra reuniu autoridades, membros do MP, professores e o corpo acadêmico no Auditório 3 do Centro de Eventos da universidade. "A cada edição da Semana do Ministério Público, evidenciamos, junto à comunidade, a importância deste projeto consolidado, há quatro décadas, como espaço plural de congregação e debates", destacou o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares. "A grande presença de público e interação com os painelistas expressou o sucesso de mais um encontro em Taquara", finalizou o vice-presidente Administrativo e Financeiro da Associação, Fernando Andrade Alves.
Além da diretoria da AMP/RS, representada por João Ricardo e Fernando, e do promotor de Justiça responsável pela organização do evento, Michael Schneider Flach, de Cachoeirinha, estiveram presentes ao longo dos dois dias de palestras os promotores Daniel Ramos Gonçalves, de Três Coroas; Silvia Jappe, de Sapiranga; Sabrina Botelho, de Parobé; Letícia Pacheco, de Campo Bom; Ximena Cardozo Ferreira, Ana Mariana Hahn Souza e Fabiane Cioccari, de Taquara; e Evandro Kaltbach, de Igrejinha. Por parte da Faccat, prestigiaram o evento o coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. José Alcides Renner, e a coordenadora do Núcleo de Práticas Sociojurídicas, Prof. Dra. Miriam Helena Scheffer.
A próxima edição da Semana do Ministério Público será realizada em Torres, entre os dias 6 e 7 de junho.