Palestra sobre a violência no Brasil e o seu enfrentamento encerra a primeira edição da Semana do MP de Frederico Westphalen
Com a palestra “A tragédia do crime no Brasil e o Tribunal do Júri”, do procurador de Justiça Silvio Munhoz, encerrou-se, na noite de terça-feira, 19 de setembro, a primeira edição da Semana do Ministério Público de Frederico Westphalen. Promovido pela AMP/RS, em parceria com o curso de Direito da URI campus Frederico Westphalen, o evento contou com o apoio do Ministério Público Estadual e da FMP.
Responsável pela organização do evento, a promotora de Justiça Michele Dumke Kufner comemorou o êxito da iniciativa e o engajamento dos alunos da URI com a proposta. “A Semana do MP em Frederico Westphalen foi um sucesso. Ao longo dos dois dias, a comunidade acadêmica pôde ouvir sobre a importância da atuação do Ministério Público e sobre a realidade da violência e do seu enfrentamento no Brasil. Avaliamos o evento de forma muito positiva, e pretendemos realizá-lo anualmente, a partir de agora, a fim de aproximar o Ministério Público cada vez mais da sociedade”, analisou a promotora de Justiça.
Abertura e presenças
Na noite de abertura do evento, na segunda-feira, 18, os estudantes assistiram à palestra “Por que o Ministério Público é fundamental para a sociedade?”, do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz. Na ocasião, foi apresentado o funcionamento da Instituição e as primeiras ações da nova gestão do MPRS.
Ao longo dos dois dias de evento compareceram o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Fernando Andrade Alves; o coordenador do curso de Direito da URI campus Frederico Westphalen, Pablo Henrique Caovilla Kuhnen; o secretário-geral do Ministério Público, Gilmar Possa Maroneze; a professora do curso de Direito da URI e presidente da subseção da OAB de Frederico Westphalen, Patrícia Luzia Stieven; e os promotores de Justiça Ana Flávia Amaral Rezende, Deoclecio Pereira Gonçalves Junior, Fabrício Diesel Perin, Hugo Pastorio Pereira, Raissa Fonseca Terena e Thiago Luis Reinert.
Também estiveram presentes o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso; a diretora-geral do campus de Frederico Westphalen, prof. dra. Elisabeth Cerutti; a delegada Regional Aline Dequi Palma; os delegados de Polícia Ercilio Raulileu Carletti, Jacson Boni, Eduardo Ferronato, Gustavo Fleury e Leonardo Baggio; os procuradores do Estado Raul Casotto e Mariane Rabaioli Corbari Nardi; o coordenador Regional do Tribunal de Contas do Estado, Gerson Luis Batistella; o prefeito de Taquaruçu do Sul, Luis Blanco Alves; e o prefeito de Caiçara, Daniel Coelho dos Santos.