Pelotas sedia a 4ª Edição da Semana do Ministério Público
Foi aberta oficialmente a 4ª edição da Semana do Ministério Público de Pelotas, evento tradicional promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), que celebra 40 anos de história em 2024. As discussões começaram na noite desta terça-feira, 17 de setembro, no auditório da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o objetivo de aproximar o Ministério Público do universo acadêmico.
Promotores, professores e estudantes de Direito iniciaram os debates sobre as ações realizadas pelo MP, incluindo seu papel institucional, a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, o direito ambiental, o reposicionamento das vítimas no processo penal e os desafios enfrentados no Tribunal do Júri.
"A Semana do Ministério Público é um evento acadêmico de destaque em Pelotas, apresentando painéis sobre questões relevantes e contribuindo para a formação dos novos profissionais do Direito, ressaltando também a importância do MP e promovendo a integração dos alunos com a Instituição. Retornar à UFPel, 19 anos após a última edição, é motivo de alegria e responsabilidade", afirmou Fernando Andrade Alves, vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, durante a abertura do evento.
O painel intitulado "Por que o Ministério Público é fundamental para a sociedade?", apresentado pelo procurador-geral de Justiça Alexandre Saltz, deu início aos debates na noite anterior. "Estou muito feliz de estar aqui hoje ressaltando a importância do Ministério Público", enfatizou Saltz. Entre hoje e amanhã, novas discussões serão realizadas no local. "Estamos promovendo um diálogo significativo entre a comunidade acadêmica de Pelotas e o MP", reiterou o promotor de Justiça José Alexandre Zachia Alan, responsável pela organização.
Além de Fernando Alves e Alexandre Saltz, participaram da mesa de abertura o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou, o promotor de Pelotas, Paulo Roberto Gentil Charqueiro; a prefeita do município, Paula Mascarenhas; a coordenadora do curso de Direito da UFPel, Anelise Maximila Correa; e a coordenadora-geral do Centro Acadêmico Ferreira Vianna, Natasha Vieira.
Homenagens
Durante a abertura da Semana do MP, os promotores de Justiça José Olavo Bueno dos Passos e Paulo Roberto Gentil Charqueiro foram reconhecidos por suas destacadas trajetórias e contribuições ao Ministério Público.
Presenças
O evento também contou com a presença dos promotores de Justiça Márcio Schlee Gomes, Érico Rezende Russo, Frederico Carlos Lang, Maria Fernanda Goetzke Pitrez, Mateus Stoquetti de Abreu, Susiane Bicca Mespaque Madruga, Aljacira Lima Terra, André Barbosa de Borba, Jaime Nudilemon Chatkin, Maria do Rosário Ribeiro Rodrigues, Décio Luís Silveira da Mota, Adriano Pereira Zibetti, Daniela Timm Ferreira, Luciara Robe da Silveira, Cristiane Maria Scholl Levien, Márcio Saalfeld Pinto Ferreira, Luana Rocha Ribeiro, Cristiana Chatckin, Fernando Gonzales Tavares, Júlia Flores Schütt, Rogério Meirelles Caldas, Camile Balzano de Matos, Laura Sedrez Porto, Rudimar Tonini Soares e José Fernando Gonzalez, jubilado.
Fotos: Paulo Rossi / AMP/RS