Presidente abre trabalhos do IX Congresso Estadual do Ministério Público
O presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, abriu os trabalhos do IX Congresso Estadual do Ministério Público na noite de quarta-feira, 06 de agosto, em Gramado na Serra gaúcha. Em seu pronunciamento, o presidente ressaltou as conquistas advindas da promulgação da Constituição Federal de 1988, destacando o significado da sua aprovação para o Ministério Público.
Confira a galeria de fotos clicando em IMAGENS no final da matéria. Ouça também entrevista do presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, no Gaúcha Atualidade.
O presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, abriu os trabalhos do IX Congresso Estadual do Ministério Público na noite de quarta-feira, 06 de agosto, em Gramado na Serra gaúcha. Em seu pronunciamento, o presidente ressaltou as conquistas advindas da promulgação da Constituição Federal de 1988, destacando o significado da sua aprovação para o Ministério Público. “ Há 20 anos o perfil, o papel do Ministério Público foi constitucionalmente reconhecido e afirmado pela Carta Magna, expressão mais alta da vontade popular. Da mesma forma sem ser e sem querer ser poder, sua autonomia, sim, foi ali reconhecida e afirmada”, disse ele.
O procurador-geral de Justiça, Mauro Henrique Renner, falou logo a seguir contando ter ingressado no Ministério Público 5 meses antes da Constituição de 88. “Testemunhei as mudanças que ocorreram em nossa Instituição, que nos orgulham e gratificam”. Ao ressaltar os avanços obtidos com a Carta Magna, o procurador-geral fez um alerta “O preço da liberdade é o da eterna vigilância, pois não faltam os que pretendem reduzir nossas atribuições”.
Também prestigiaram a solenidade de abertura do congresso, o prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, a procuradora-geral do Estado adjunta, Márcia Azário, o presidente do Conselho de Relações Institucionais do TJ, desembargador Voltaire de Lima Moraes, o conselheiro do CNMP, Cláudio Barros Silva, o corregedor-geral do MP, Mário Cavalheiro Lisboa, presidente da OAB/RS, Cláudio Lamachia, presidente da FMP, Luiz Fernando Calil de Freitas, representante da Defensoria Pública do Estado, Ignor Menini e o promotor de justiça de Gramado, Antônio Képes, além de membros da diretoria da AMP/RS, da Administração Superior da PGJ e de demais associações de classe.
Confira a galeria de fotos clicando em IMAGENS no final da matéria. Ouça também entrevista do presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, no Gaúcha Atualidade.