Presidente da AMP/RS prestigia entrega de medalha do mérito eleitoral para o ministro Benedito Gonçalves
O presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, prestigiou, nesta sexta-feira (12/4), a cerimônia de outorga da Medalha Moysés Vianna do Mérito Eleitoral ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves. O ato ocorreu durante à tarde na sede do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS), na Capital gaúcha. A cerimônia foi conduzida pela presidente da Corte Eleitoral, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak.
A honraria é destinada a personalidades que tenham se destacado e contribuído para o aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral. A medalha leva o nome do magistrado Moysés Vianna como homenagem a sua atuação para impedir uma fraude eleitoral em 1935. A distinção foi instituída pelo TRE-RS em 1990.
Compareceram à cerimônia diversas autoridades, representantes do Judiciário, familiares e amigos do magistrado. Representando o Ministério Público, esteve presente o procurador de Justiça Luiz Inácio Vigil Neto.
Biografia
Carioca, Benedito Gonçalves completou 15 anos de atividades como ministro do STJ tendo como marcas o combate ao racismo e contribuições à interpretação do direito público. Formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o ministro iniciou a carreira na magistratura como juiz federal em Santa Maria (RS), foi desembargador no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), cargo que exerceu até ser nomeado para o STJ