Presidente da AMP/RS prestigia trabalho da Promotoria do Ministério Público em Vacaria
O presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, e o Diretor de Obras e Patrimônio, Antônio Carlos Hornung, participaram em Vacaria, na tarde da última quinta-feira (8), da solenidade de inauguração do sistema de videomonitoramento do município. O evento ocorreu na sede do 10º Batalhão da Brigada Militar, onde está instalada a central do sistema. As cinco câmeras instaladas são as mais avançadas do Estado, com transmissão via cabo ótico, com alcance de uma placa de veículo a uma distância de 300 metros.
Estiveram presentes no evento o procurador-Geral de Justiça, Mauro Henrique Renner, o secretário estadual da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, o prefeito de Vacaria, José Aquiles Susin, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Nilson Nobre Bueno, além dos promotores Luis Augusto Gonçalves Costa, Roberta Gabardo Fava Araldi e Márcio Roberto Silva de Carvalho.
Parceria
O custo total do sistema foi de aproximadamente R$ 170 mil, ficando a Prefeitura responsável por parte do investimento e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública – Consepro - com outra. Segundo o promotor Luis Augusto Gonçalves Costa, o projeto foi viabilizado graças a um convênio feito entre os dois orgãos, sendo o Ministério Público o principal articulador e incentivador. “O Consepro conseguiu dar a contrapartida graças a execução do estacionamento rotativo pago, iniciado no ano passado, além da contribuição de empresários, do Ministério Público e do Poder Judiciário, que destinam todos os valores das transações penais para esta entidade repassar aos órgãos de segurança”, explicou o promotor.
O Projeto de instalação de Câmeras de monitoramento integra o Plano Municipal de Segurança iniciado em 2005. A partir desse ano, foram realizadas diversas reuniões com a Prefeitura Municipal, órgãos de segurança e empresários para tentar chegar a concretização da instalação das câmeras, além dos demais pontos do Plano Municipal de Segurança.
Coletiva
À noite, o procurador-Geral de Justiça e o Presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, concederam entrevista coletiva aos meios de comunicação do município. O presidente da Associação, questionado sobre o evento e a importância do Ministério Público, disse que a solenidade constituía motivo de orgulho para Vacaria, comunidade que resolve internamente os problemas que enfrenta. No que se refere à atuação dos colegas, disse que orgulham a Instituição e a Associação de Classe pela forma séria e eficiente com que se conduzem no exercício de suas funções.
A entrevista realizada pela Rádio Fátima AM pode ser ouvida no próximo sábado, no programa Ponto de Vista.