Presidente da FAESP recebe o título de Cidadã Honorária de Porto Alegre
Tânia de Souza, presidente da Faesp, é Cidadã de Porto Alegre
Na noite desta terça-feira (19/6), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu o título de Cidadã Honorária à presidente da Fundação de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário (FAESP), Tania Conceição Sporleder de Souza. A homenagem, acolhida pela Mesa Diretora da Casa, foi proposta pelo vereador Nereu D’Ávila (PDT).
Tânia agradeceu aos vereadores pela homenagem e reiterou que seu trabalho junto aos ex-presidiários sempre foi realizado baseado no lema “Reintegrar para não reincidir”. Quando começou sua trajetória junto aos excluídos e aos mais necessitados, Tânia sempre teve a convicção de que poderia contribuir e ajudar a cidade que lhe acolheu e que, agora, homenageia seu trabalho. “Recebo esta distinção em nome da idéia de amor ao próximo, de solidariedade, e com esta mesma idéia quero conclamar a toda a sociedade porto-alegrense a se engajar nesta luta e nesta causa que me faz viver.”
Como proponente da cerimônia, Nereu D’Ávila reiterou sua admiração pela amiga e homenageada. Elogiou a iniciativa da Faesp, que completa dez anos de existência neste ano, em dar atenção àqueles que a sociedade insiste em discriminar. “Esta mulher escolheu uma luta árdua, mas única no Brasil. Um trabalho que deve ser reconhecido, pois demonstra a capacidade grandiosa de um ser humano ajudar ao outro, dando a ele o direito sagrado de se redimir e de se reincorporar ao meio social”.
Ao final, fez um apelo à presidente da Casa, vereadora Maria Celeste (PT), para que a Câmara Municipal estabeleça convênios com a Faesp no intuito de contribuir com “esta questão tão nobre e que merece todo o apoio e colaboração dos vereadores”. Maria Celeste acolheu a proposição do parlamentar e garantiu que dará seqüência à sugestão de realizar a parceria de trabalho.
Tania Conceição Sporleder de Souza, de 65 anos, nasceu na cidade de Montenegro, interior do Estado. É graduada em História e Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e trabalhou como professora em diversos municípios do Estado. Considerada uma mulher admirável por sua sensibilidade e espírito de doação, atuou em diversas atividades assistenciais como conselheira da Liga de Combate ao Câncer e, também, em projetos ligados aos egressos do sistema penitenciário, no Presídio Central e no Presídio Feminino Madre Pelletier. A Fundação de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário (Faesp) é um dos seus maiores projetos, no qual atua há dez anos.
A Faesp é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos com o objetivo único de cooperar com a reintegração de pessoas que cumpriram suas penas e que estão em liberdade total ou condicional. Com o apoio de universidades, da Igreja e de organizações da sociedade civil, os esforços da entidade são concentrados na tríade saúde, educação e empregabilidade.
A homenagem, dirigida pela presidenta Maria Celeste (PT), foi prestigiada pelos vereadores Adeli Sell (PT), João Antônio Dib (PP), pelo presidente da Associação do Ministério Público do RS (AMP/RS), Miguel Bandeira Pereira, pelo procurador do Tribunal de Justiça Militar, Sérgio Luiz Nasi, pelo corregedor-geral do Ministério Público, Mário Lisboa, pelo representante do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Milton dos Santos Martins, e por familiares e amigos de Tânia.
Fonte: Ester Scotti - Câmara Municipal de Porto Alegre