Prevenção às drogas é tema de seminário em Novo Hamburgo
O dramático impacto das drogas sobre a sociedade e a necessidade de orientar educadores, profissionais da rede pública e pais sobre o assunto foram tema, nesta segunda-feira, do o 1º Seminário de Prevenção à Drogadição, em Novo Hamburgo. Promovido em parceria entre a AMP/RS, através da Promotoria de Justiça local, e o grupo Pensando Novo Hamburgo, o evento reuniu grande público no Salão de Atos da Universidade Feevale.
O dramático impacto das drogas sobre a sociedade e a necessidade de orientar educadores, profissionais da rede pública e pais sobre o assunto foram tema, nesta segunda-feira (24), do o 1º Seminário de Prevenção à Drogadição, em Novo Hamburgo. Promovido em parceria entre a AMP/RS, através da Promotoria de Justiça local, e o grupo Pensando Novo Hamburgo – formado por lideranças da comunidade, representantes de entidades, instituições, ONGs, e empresas –, o evento reuniu grande público no Salão de Atos da Universidade Feevale.
Conforme o vice-presidente da AMP/RS Sérgio Harris, a questão da drogadição ganha ainda maior importância no contexto da sociedade porque não está relacionada somente à atuação do Ministério Público na esfera criminal. "Isso envolve, também, um grave drama familiar, com lares desestruturados, pais em situação de mendicância, a falta de referência às crianças, o abandono e, em consequências, a evasão escolar, por exemplo". O dirigente finalizou sua fala referindo o próprio slogan do evento. Para ele, sociedade livre é sociedade sem drogas.
COMUNIDADE ENGAJADA
A relevância da temática mobilizou diferentes segmentos para o seminário. Não foi a toa que participaram representantes do Executivo e do Legislativo local, do Comando Regional da Brigada Militar, da Delegacia Regional da Polícia Civil, da Guarda Municipal e da Procuradoria-Geral de Justiça. Conforme os organizadores, o encontro contou com mais de 340 inscritos, representantes de nove municípios e diversos setores da comunidade, como professores, agentes da saúde e da assistência social, advogados, psicólogos, empresários, pais, associação de moradores e ONGs.
A ILUSÃO DAS DROGAS
Representando o procurador-geral de Justiça no evento, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, David Medina da Silva, participou da abertura. O promotor destacou a atuação do grupo Pensando Novo Hamburgo e salientou a importância do trabalho da comunidade no tema da drogadição. “A droga é vendida como ilusão, mas ela, ao contrário, promove o fracasso humano e essa ilusão deve ser combatida por todos nós”, analisou Medina. Conforme o promotor de Justiça de Novo Hamburgo José Nilton Costa de Souza, cerca de seis milhões de brasileiros já experimentaram a cocaína e seus derivados (crack, oxi e merla). “Preocupados com esta realidade, decidimos promover este Seminário”, disse.
A IMPORTÂNCIA DA CÉLULA FAMILIAR
Uma das palestrantes do encontro foi a promotora Jeane Schilling de Assumpção, que em maio assumiu a Promotoria do Juizado da Infância e Juventude em Novo Hamburgo. "Fiz uma abordagem relacionada ao envolvimento do jovem com a drogadição, as possibilidades de encaminhamento com medidas protetivas e socioeducativas, de acompanhamento e tratamento nas situações já consolidadas. Mas também demos especial atenção à prevenção. A família é o aspecto mais importante a ser observado como medida preventiva. É fundamental o envolvimento, porque essa é a célula primeira no núcleo social do indivíduo", observou. Entretanto, acrescentou Jeane, também são muito importantes o envolvimento e o engajamento da sociedade como um todo. É preciso estabelecer o diálogo e a imposição de limites. "Felizmente, o evento nos mostrou um ótimo retorno da sociedade, pela quantidade de público e pela atenção que dedicaram a tudo que foi exposto",avaliou Jeane.
RELAÇÃO AFINADA
Coordenadora-geral do Pensando Novo Hamburgo, a advogada Andréa Schneider comemorou o resultado do seminário e a parceria com a Promotoria local do Ministério Publico. "Iniciamos essa relação em junho, com a discussão acerca do anteprojeto de lei que tramita no Senado Federal quanto à descriminalização das drogas. Percebendo a unidade de entendimento e vontade de fazer mais na comunidade, resolvemos realizar o 1º Seminário de Prevenção à Drogadição. Os promotores locais são muito ativos e preocupados em disseminar o trabalho do Ministério Público e garantir os direitos da coletividade. Nossa relação é extremamente saudável, séria e comprometida com o bem comum", disse Andréa. Segundo Andréa, o evento desta segunda-feira foi excelente, pois, além de proporcionar conhecimento, pode aliançar parceiros para futuras ações concretas na região quanto o combate de drogas. "É um novo tempo que se inicia. A corrente do bem está formada!"
PRESENÇAS
O 1º Seminário de Prevenção à Drogadição contou com a participação do prefeito de Novo Hamburgo em exercício, Roque Werlang; do Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale dos Sinos, coronel Paulo Henrique Gonçalves Sperb; do delegado de Polícia Regional do Vale dos Sinos, Marcelo Moreira da Silva; do diretor da Guarda Municipal em exercício, Marcos dos Santos; e da diretora-geral da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Cléa Doris Caberlon, representando a Presidência da Casa.