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Projeto Conhecendo o Ministério Público é apresentado às escolas

Uma nova etapa nas relações entre o Ministério Público gaúcho e a comunidade escolar iniciou-se nesta terça-feira (23). Em evento realizado na Procuradoria-Geral de Justiça, foi lançado o projeto Conhecendo o Ministério Público. A iniciativa, concebida pela vice-presidência Social da AMP/RS, foi apresentada a diretores e educadores de dezenas de escolas das redes pública e privada.
24/08/2011 Atualizada em 21/07/2023 10:57:30
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Uma nova etapa nas relações entre o Ministério Público gaúcho e a comunidade escolar iniciou-se nesta terça-feira (23). Em evento realizado na Procuradoria-Geral de Justiça, foi lançado o projeto Conhecendo o Ministério Público. A iniciativa, concebida pela vice-presidência Social da AMP/RS, foi apresentada a diretores e educadores de dezenas de escolas das redes pública e privada.



Desenvolvido em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude, secretarias Estadual e Municipal de Educação e do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado, com patrocínio da FMP e do Sicred/RS e apoio da Rede Pampa de Comunicação, o projeto tem por objetivo estimular estudantes de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental da Capital a entender o papel do MP e divulgar áreas de atuação institucional.



vic300.jpgPrimeiro a se dirigir ao público presente, o presidente da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, manifestou satisfação em integrar um projeto de cunho eminentemente comunitário e educativo. Observou que a entidade tem por tradição, além de incentivar, instigar e promover condições para que colegas exercitem com eficiência e eficácia as atividades funcionais, apoiar e protagonizar iniciativas como essa. Azevedo Lembrou a atuação da AMP em projetos de enfrentamento ao crack e à corrupção. “Conhecer o Ministério Público é saber exercitar os seus direitos fundamentais. Por isso entendemos oportuno chamar as escolas para se engajarem a esse projeto. Queremos difundir os efetivos direitos e garantias individuais e sociais, que são a única forma de conduzir a uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna”, disse Azevedo.



ADESÃO

cle300.jpgA secretária de Educação de Porto Alegre, Cleci Maria Jurach, assegurou que as escolas municipais serão parceiras porque a prefeitura entende que esse é o caminho para a garantia de direitos não só dos alunos, mas da comunidade na qual eles estão inseridos. “Muitas escolas da rede municipal estão em área periféricas e de risco, onde o serviço prestado pelo governo, pelas instituições que os representam e que garantem o conviver tranqüilo da sociedade é desconhecido. Vamos divulgar e participar dessa iniciativa com muito empenho e com o maior número possível de alunos. Temos de acreditar que é possível mudar o mundo e fazer a diferença”.





MARCO SOLIDÁRIO

que300.jpgConforme Antonio Quevedo Branco, da Secretaria Estadual de Educação, o projeto marca o início de uma construção solidária para enfrentar os problemas da sociedade atual. “Estamos saindo de uma atuação individual e nos dando as mãos porque os problemas, a cada dia, se tornam mais complexos e difíceis de serem enfrentados sozinhos. Rompemos com a sensação de desproteção da sociedade”. Para ele, o projeto permite às pessoas, cada vez mais, saber que existem instrumentos e instituições amparando-as e que estão dispostas a garantir o processo da cidadania.



UNIÃO

ivo300.jpgO subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto, comemorou a união de promotores, professores e da imprensa livre, que são agentes de transformação social. “A proposição do MP é que esses agentes se unam para que a realidade seja transformada”. Ao destacar o exemplo da Coreia, que teve seu crescimento econômico a reboque do investimento na educação, Coelho defendeu o fortalecimento e o desenvolvimento da cidadania como motor de uma economia saudável. “O Ministério Público quer dar-se a conhecer e atingir as crianças, que são o nosso futuro. E não podemos alcançá-las sem o apoio dos educadores”, concluiu.



PROJETO

gua300.jpgNa sequência, a vice-presidente Social da AMP e idealizadora do projeto, Guacira Almeida Martins, explicou os objetivos do trabalho proposto. Lembrou que a AMP/RS, em plenos preparativos para a comemoração de seus 70 anos, decidiu pensar além da realização de uma festa e optou por criar uma sinergia com a sociedade. “Não adianta pensarmos somente em termos associativos. Era preciso buscar algo que unisse e mostrasse o que podemos fazer em prol da comunidade. E, nesse sentido, a relação de nossa Instituição com as escolas é sempre muito rico”, justificou a promotora. 



Após a apresentação do projeto em todas as suas etapas, o público assistiu a um vídeo institucional sobre o projeto. O próximo passo é a difusão da iniciativa junto aos estudantes pela direção de cada escola e o desenvolvimento dos trabalhos nos quais os jovens deverão expressar o que esperam da Instituição. O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 7 de outubro. Clique aqui para saber mais sobre o Projeto Conhecendo o Ministério Público.



Acompanharam o lançamento o subcorregedor-geral do MP, Rubem Abruzzi, o ouvidor da Instituição, Luiz Cláudio Varella Coelho, a coordenadora do CAO-IJ, Maria Regina Fay de Azambuja, o presidente da FMP, Mauro Souza, e o presidente da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão, Alexandre Gadret.







DEPOIMENTOS

mir300.jpgMirka Brendler, supervisora da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Daltro Filho


"Nossa instituição decidiu aderir ao projeto por entender que é fundamental levar aos alunos o conhecimento do que é e o que faz o Ministério Público. Depositamos grande expectativa na adesão dos estudantes e no desenvolvimento de trabalhos criativos em relação ao projeto".



kar300.jpgKaren Nodari, orientadora educacional do Colégio de Aplicação, da UFRGS

"Estamos muito contentes em participar das atividades e de levar o MP para dentro do colégio. Existe uma grande amplitude no raio de atuação da Instituição, junto à criança, ao idoso e ao meio ambiente, por exemplo. É um trabalho muito rico, que deve ser levado aos jovens para que eles conheçam seus direitos, possam se defender no futuro. Já definimos algumas formas de inserir o projeto nas atividades e acreditamos muito no interesse dos alunos, assim como no engajamento deles à iniciativa".


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