Promotor Júlio Melo recebe título de Cidadão de Venâncio Aires
O promotor de justiça Júlio César de Melo recebeu o título de Cidadão de Venâncio Aires durante sessão solene realizada na noite da última segunda-feira (15), no Plenário Vicente Schuck, da Câmara de Vereadores. A homenagem foi sugerida pelo suplente de vereador José Valdir Kist, que em agosto assumiu por 30 dias uma cadeira na Câmara, e teve sua proposta aprovada por todos os vereadores.
O proponente apresentou o currículum vitae do homenageado e justificou os motivos que o levaram a apresentar a proposta. Segundo José Valdir Kist, a homenagem se justifica pelo intenso trabalho, denodo e dedicação do Promotor Júlio César de Melo a causa da justiça na Comarca local, especialmente junto à 1ª Vara, e pela capacitação, interesse e preocupação no que diz respeito à criminalidade no Município onde atua e reside há sete anos. “Além de todos os atributos, o doutor Júlio colabora na divulgação junto à comunidade, através da imprensa escrita e falada, quanto aos processos criminais que geram intenso clamor público”, disse o proponente.
Natural de Lajeado, onde nasceu em 03 de janeiro de 1971, Júlio César de Melo tomou posse como Promotor de Justiça de Entrância Inicial em 07 de abril de 1998.
Após período de estágio em Porto Alegre, assumiu o cargo de Promotor de Justiça Designado na Comarca de Soledade, primeira Promotoria, em 16 de junho de 1998. Em 22 de janeiro de 1999 foi promovido para o cargo de Promotor de Justiça de Entrância Intermediária, assumindo a titularidade da 3ª Promotoria de Justiça de Soledade em 04 de março de 1999. Desde 19 de março de 2001, Melo exerce a atividade de 1º Promotor de Justiça de Venâncio Aires.
Ao receber o título honorífico das mãos do vereador José Valdir Kist, Júlio César de Melo disse que ser cidadão de Venâncio Aires é uma honra e um privilégio. “É com um misto de responsabilidade e emoção que recebo este título de Cidadão de Venâncio Aires. Confesso que, além do privilégio e da honra, pesam-me a consciência e o sentimento de humildade ao nele enxergar menos um tributo à minha história de vida e ao que fiz por esta terra e mais um sinal da solidariedade e benevolência do Poder Legislativo local”, disse, emocionado, o homenageado da noite. “Jamais imaginei ser merecedor desta tão elevada homenagem, mas também não escondo e, pelo contrário, sinto-me estimulado a dizer que é com grande satisfação e orgulho que sou hoje Cidadão de Venâncio Aires. Estejam certos que continuarei pautando minha vida no mesmo caminho que segui até aqui, tendo como norte a ética e o trabalho, só que agora mais enriquecida com o título que acabo de receber”, completou.
A sessão solene foi prestigiada pela juíza Maria Beatriz Londero Madeira, pelo juiz João Francisco Goulart Borges, pelo Promotor de Justiça Fernando Buttini, pelo presidente da Subsecção da OAB local, Ênio Silveira, serventuários da Justiça, familiares e amigos do homenageado.
Fonte e fotos: Relacionamento MP/RS