Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Promotora Ivanise Jan de Jesus é homenageada in memoriam pelo Ministério Público

A memória da promotora de Justiça Ivanise Jan de Jesus, que faleceu em setembro do ano passado, foi homenageada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul na semana passada, em Santa Maria. O auditório da sede das Promotorias de Justiça locais foi batizado com o nome da colega em cerimônia de descerramento de placa realizada na sexta-feira (6) que contou com as presenças de autoridades, colegas, representantes da comunidade e familiares. A vice-presidente da AMP/RS Martha Beltrame participou do ato.
10/05/2016 Atualizada em 21/07/2023 10:58:38
Compartilhe:
1462899005.jpg


A memória da promotora de Justiça Ivanise Jan de Jesus, que faleceu em setembro do ano passado, foi homenageada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul na semana passada, em Santa Maria. O auditório da sede das Promotorias de Justiça locais foi batizado com o nome da colega em cerimônia de descerramento de placa realizada na sexta-feira (6) que contou com as presenças de autoridades, colegas, representantes da comunidade e familiares.



ivan6.jpgFalando em nome dos membros e servidores do MP em Santa Maria, o promotor Maurício Trevisan ressaltou a emoção por referir-se a Ivanise naquela circunstância. “Ela era minha colega e amiga pessoal. Por isso esse momento é especialmente emocionante e difícil para mim”, disse, antes de ler algumas palavras escritas pela promotora Waleska Flores Agostini (veja abaixo a íntegra do texto).








Natural de Porto Alegre, Ivanise Jann de Jesus ingressou no Ministério
Público gaúcho em 1996. Graduada em Direito pela Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), fez Especialização em Direito da Infância e
Juventude pela Escola Superior do Ministério Público. Iniciou sua
carreira na Promotoria de Justiça de Rosário do Sul, em 12 de julho de
1996. Dez meses mais tarde, foi promovida, por merecimento, para Santa
Maria, onde permaneceu dedicando-se especialmente à defesa comunitária,
das crianças e dos adolescentes. “A Ivanise sempre foi uma pessoa
singular. Era querida e admirada por uma imensidão de gente. Suas
qualidades lhe proporcionavam um brilho próprio e único. (...) Exerceu
suas atribuições em praticamente todas as áreas de atuação do MP. Passou
pela Promotoria Criminal, Cível e, por fim, Infância e Juventude, onde
mais se realizava e tinha plena convicção que era ali onde o Promotor de
Justiça mais faria a diferença e teria a possibilidade de construir uma
sociedade melhor”, registrou a promotora Waleska.




ivan1.jpgA vice-presidente da AMP/RS Martha Beltrame, que participou do ato destacou que “uma homenagem como essa não
diminui a dor deixada pela ausência de uma mãe, companheira, colega e
amiga, mas é uma bela forma de eternizar os feitos e o exemplo deixado
pela promotora Ivanise”. O sentimento corrobora a fala do
procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles. “Para nós é uma honra
dar o nome da Ivanise a este espaço, eternizando sua passagem e
contribuição à nossa Instituição”.



PRESENÇAS

Estiveram presentes na solenidade a mãe da promotora, Ivone Fischer Jann; o viúvo, Paulo Roberto Oliveira de Jesus, e as três filhas: Isadora, Isabela e Maria Augusta. Os subprocuradores-gerais de Justiça Fabiano Dallazen e Ana Cristina Petrucci; os representantes da Corregedoria-Geral do MP Vilneci Pereira Nunes e Gilberto de Azevedo e Souza; os deputados estaduais Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira; o delegado da Polícia Federal Getúlio Vargas; o delegado Regional de Polícia, Sandro Meinerz; a representante do prefeito de Santa Maria, Ane Desconzi; a representante da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Sandra Rebelato; Promotores de Justiça, servidores e estagiários do MP.



TEXTO ESCRITO PELA PROMOTORA WALESKA AGOSTINI

“Assim que veio a notícia da morte da Ivanise, todos aqui da Promotoria de Justiça de Santa Maria ficaram perplexos. Ninguém acreditava que aquilo estava realmente acontecendo e as palavras fugiam de nosso alcance. Reinavam o silêncio e as lágrimas. Olhos marejados e perdidos vagavam neste prédio.

Com o passar do choque inicial, parece ter surgido em todos a necessidade de fazer algo não só para honrar a memória da querida colega, mas para que de alguma forma ela continuasse conosco. E assim surgiu a ideia, ou as muitas ideias, uma vez que inúmeras pessoas pensaram o mesmo, de dar o nome de Ivanise Jann de Jesus ao nosso auditório ou mesmo ao nosso prédio. Encaminhamos tal pleito ao nosso Procurador-Geral de Justiça e ele prontamente atendeu, até porque tal homenagem havia também lhe ocorrido.

A Ivanise sempre foi uma pessoa singular. Era querida e admirada por uma imensidão de gente. Suas qualidades lhe proporcionavam um brilho próprio e único. Seu jeito a todos conquistava. Atuou por quase vinte anos em Santa Maria. Praticamente aqui percorreu toda sua carreira de Promotora de Justiça. Um pouquinho em Rosário do Sul e muito na nossa cidade.

Exerceu suas atribuições em praticamente todas as áreas de atuação do MP. Passou pela Promotoria Criminal, Cível e, por fim, Infância e Juventude, onde mais se realizava e tinha plena convicção que era ali onde o Promotor de Justiça mais faria a diferença e teria a possibilidade de construir uma sociedade melhor.

Sempre chamaram a atenção, dentre suas inúmeras virtudes, a energia, a disponibilidade, sinceridade e a honestidade. Ela nunca cansava! Estava sempre pronta para o trabalho. Disponível a todos. Nada era complicado ou cansativo. Sempre demonstrava uma energia e vitalidade invejável.

A sinceridade era outra de suas marcas. Era incrível sua capacidade de sempre dizer o que pensava, fazendo isso de forma natural, jamais com intenção de magoar alguém. Ela não conseguia não dizer o que pensava. Ás vezes, até tentava, mas dali a pouco falava.

Foi uma Promotora brilhante. Uma colega fantástica e uma amiga para todas as horas.

O amor que sempre dedicou ao MP, assim como dedicava a seus familiares, a quem tanto amava e de quem se orgulhava, fez com que fosse a profissional e pessoa tão admirada por todos.

É por isso que temos a satisfação de poder chamar este auditório de Auditório Ivanise Jann de Jesus. Mais do que uma homenagem a ela, é para que, ao ler esta placa, sempre possamos nos inspirar nesta pessoa encantadora e incansável, para seguir em frente e nos dedicarmos com mais afinco ao MP.

Certamente, isso deixaria a Ivanise muito feliz e orgulhosa”.

Últimas notícias
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-27 at 17.53.06
Loading...

PRESERVANDO A MEMÓRIA: AMP/RS presta homenagem ao colega Florindo Pires Barcellos

28/11/2024
/arquivos/Design sem nome
Loading...

Grupo Literário debate o romance “Em agosto nos vemos”

28/11/2024
/arquivos/AMP_4216
Loading...

Novos associados conhecem as instalações da sede administrativa da AMP/RS

27/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-25 at 17.25.10
Loading...

Núcleo de Inovação e Tecnologia promove webinar "Infiltração Online por Malware (Policeware)"

27/11/2024