Tipo:
Notícias
Promotoria de Justiça de Osório é finalista do Prêmio Innovare 2015
Uma iniciativa implantada pelo Ministério Público de Osório, no litoral
norte do Rio Grande do Sul, está entre as 21 práticas finalistas do XII
Prêmio Innovare. O projeto de acessibilidade desenvolvido pelo promotor
de Justiça Luis Cesar Gonçalves Balaguez promoveu uma série de
transformações arquitetônicas nos prédios públicos, instituições
financeiras e estabelecimentos comerciais, assegurando o direito de ir e
vir a todos os cidadãos, em condições adequadas também aos portadores
de necessidades especiais.
Uma iniciativa implantada pelo Ministério Público de Osório, no litoral norte do Rio Grande do Sul, está entre as 21 práticas finalistas do XII Prêmio Innovare. O projeto de acessibilidade desenvolvido pelo promotor de Justiça Luis Cesar Gonçalves Balaguez promoveu uma série de transformações arquitetônicas nos prédios públicos, instituições financeiras e estabelecimentos comerciais, assegurando o direito de ir e vir a todos os cidadãos, em condições adequadas também aos portadores de necessidades especiais.
A ação em Osório iniciou-se em 2005, a partir de provocação de uma moradora do município que ficou paraplégica em decorrência de um acidente de trânsito. Provocada, a Promotoria de Justiça daquela comarca iniciou um projeto de promoção da acessibilidade arquitetônica, que começou com o prédio da Câmara de Vereadores local, cuja reforma foi inaugurada já no ano seguinte. Conforme o promotor, a ação que começou mobilizando o poder público acabou envolvendo também a iniciativa privada. "Aos poucos, a paisagem urbanística passou por importantes transformações, culminando com a assinatura de Compromisso de Ajustamento de Conduta com o Município, a fim de que se iniciasse um processo progressivo e permanente de fiscalização dos passeios públicos, visando oferecer maior conforto aos pedestres, especialmente aqueles com necessidades especiais", observa Balaguez.
MEDIDA REDUZ AÇÕES CONTRA O MUNICÍPIO
Segundo o promotor, o Compromisso de Ajustamento prevê a fiscalização de cem imóveis por mês, com a aplicação de multa administrativa e remessa dos casos não resolvidos ao Ministério Público. Ao mesmo tempo, atuou-se na adaptação do transporte coletivo urbano.
A XII edição do Prêmio Innovare terá como tema especial "Redução das ações judiciais do Estado: menos processo e mais agilidade". Em Osório, a prática implantada previne acidentes decorrentes da inobservância das normas de acessibilidade – cujo ônus recairia sobre o gestor municipal, em caso de omissão da fiscalização – e reduz o número de demandas que seriam ajuizadas contra o Município, evitando dano ao erário.
O projeto gaúcho disputa o Prêmio Innovare com dois projetos finalistas, dos Ministérios Públicos de Santa Catarina e da Paraíba. Para chegar à final, as iniciativas superaram outras 69 concorrentes da mesma categoria. Os 21 finalistas deste ano foram selecionados em um universo de 667 trabalhos inscritos – 55% a mais que na edição anterior –, em 13 Estados, das cinco regiões do país, divididos nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Premiação Especial e Justiça e Cidadania. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia marcada para o dia 1º de dezembro, no Supremo Tribunal Federal.
O PRÊMIO
O objetivo do Prêmio Innovare é identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira. As práticas identificadas demonstram o rico e diversificado trabalho que vem sendo realizado e o acervo é disponibilizado no Banco de Práticas deste portal, podendo ser consultado gratuitamente por todos os interessados.
Últimas notícias
Loading...