Promotoria de Justiça de Portão inaugura nova sede
Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (16) a nova sede da Promotoria de Justiça de Portão, no Vale do Caí. A solenidade contou com a participação do presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo; do procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga; e dos subprocuradores-gerais Ivory Coelho Neto e Marcelo Dornelles; além de outras autoridades e convidados.
O prédio, localizado ao lado do Foro local, é o primeiro a ser construído depois da publicação da resolução do CNMP com as normas de acessibilidade para as sedes dos Ministérios Públicos. Em seu discurso durante a solenidade o promotor Pietro Chidichimo Junior, que atua na cidade desde janeiro, disse que a sede é, acima de tudo, um espaço mais adequado para atender a população. Agradeceu ainda a Administração Superior do Ministério Público por ter investido na Promotoria, mesmo tratando-se de uma Comarca pequena. ”Portão e Capela de Santana mereciam esta obra”, frisou.
COMPROMISSO INSTITUCIONAL
O dirigente da AMP/RS salientou que há mais valor nas novas instalações do que a nova casa da Promotoria. "Quando o MP abre uma nova sede, oferece mais comodidade para quem lá trabalha e é atendido, modernidade, acessibilidade e privacidade nos atendimentos. Porém, o mais importante é o compromisso institucional, que se renova a cada momento desses, de usar aquela estrutura humana e material como uma cidadela de defesa da cidadania, guardiã da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis", observou Victor Hugo.
Eduardo de Lima Veiga ressaltou a importância da colaboração entre os agentes públicos em favor da sociedade. “Temos dito a todos os colegas que mais difícil do que apontar defeitos é ser parte da solução, por isso me alegra em saber que aqui neste momento há uma boa convivência entre os órgãos públicos”. O chefe do Ministério Público também destacou que a nova sede é mais uma casa para o exercício da cidadania como devem ser as sedes da Prefeitura, Delegacia de Polícia, Foro, OAB e outras.
PRESENÇAS
Também estiveram presentes na inauguração da Promotoria de Portão a prefeita de Portão, Maria Odete Rigon; o diretor do Foro da Comarca, juiz Rodrigo Kern Faria; o presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Eurico Silva; o delegado de Polícia do Município, Clóvis Nei da Silva; e o comandante da Brigada Militar de Portão, José Cláudio Flores Sampaio.
A COMARCA
Criada em 24 de dezembro de 1991, a Comarca de Portão foi instalada quase quatro anos depois, em 1º de agosto de 1995. O primeiro membro do Ministério Público a assumir aquela Promotoria foi Luís Felipe de Aguiar Tesheiner, (julho de 1996 a março de 1997). Ele foi sucedido pelas promotoras Fabiane Rios(julho de 1998 a dezembro de 2000), Maria Augusta Menz (fevereiro a abril de 2001) e Gisele Müller Monteiro (junho de 2001 a julho de 2002); e pelo promotor Marcelo Tubino Vieira (fevereiro de 2003 a julho de 2012). "Os portoenses depositam no Ministério Público grande crédito, esperança de resolução de seus problemas. Portão proporcionou-me amadurecimento profissional. Guardarei sempre com muito carinho o tempo de vivência na Comarca", afirma Tubino.