Promotoria de Justiça de Taquara promoveu seminário para debater questões ambientais
Na manhã da última sexta-feira (15), foi dado início ao I Seminário Regional: Desafios Ambientais do Cotidiano. O evento promovido pela Promotoria de Justiça, em parceria com a Faccat (Faculdades de Taquara), Emater e Prefeituras Municipais de Taquara, Rolante e Riozinho, discutiu diversas questões ambientais de interesse da região.
Durante o seminário, realizado nos dias 15 e 16 de junho, foram debatidas questões ambientais regionais, relativas a água, resíduos sólidos, mineração, florestas e agricultura, educação e informação ambiental e patrimônio cultural. O evento também contou com apresentações de painéis e pôsteres selecionados e oficinas temáticas de discussão.
Para a Promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira, o encontro teve como objetivo principal aglutinar as diversas informações e estudos ambientais sobre a região, estimular a articulação da sociedade para a assunção de responsabilidades ambientais e, principalmente, promover trocas de informações entre as entidades que atuam na área ambiental, visando a atuação conjunta para o enfrentamento das questões relativas ao necessário binômio proteção ambiental-desenvolvimento.
O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Anízio Pires Gavião Filho, ao se pronunciar durante a abertura oficial do evento, elogiou o trabalho desenvolvido pela Promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira, que atua de uma forma muito incisiva na defesa do meio ambiente. Para o Subprocurador-Geral, o principal desafio dos gestores públicos é conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Prestigiaram a abertura oficial do Seminário o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Anízio Pires Gavião Filho, o Coordenador do CAO de Defesa do Meio Ambiente, Alexandre Sikinowski Saltz, o Prefeito Municipal de Taquara, Claudio Kaiser, a Promotora de Justiça de Taquara, Ximena Cardozo Ferreira, o Prefeito Municipal de Riozinho, Antônio Carlos Colombo, o Vice-Prefeito Municipal de Rolante, Lenoir Schönardie, e as Promotoras de Justiça Anelise Grehs Stifelman e Paula Regina Mohr.
FONTE: Site MP/RS