Promotoria de Rodeio Bonito ganha nova sede
A nova sede da Promotoria de Justiça de Rodeio Bonito, no norte do Estado, foi inaugurada nesta quinta-feira. A solenidade copntou com as participações do procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, e do presidente da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto. A promotora de Justiça Melissa Passos Soares é a titular da comarca, que também abrange os municípios de Jaboticaba, Pinhal, Cristal do Sul, Ametista do Sul, Cerro Grande e Novo Tiradentes.
Em sua fala, o presidente da AMP lembrou a importância da estruturação da Instituição ao longo da história e da criação de espaços próprios para o trabalho de seus membros. "No passado, o MP não existia como instituição, e era representado apenas pela figura do Promotor de Justiça. Em determinado momento, começamos a construir as sedes próprias e capacitar nossos servidores, liberando o promotor para o exercício da sua atividade-fim, de garantidor da democracia, dos direitos indisponíveis e da ordem jurídica”, disse Victor Hugo Azevedo.
O chefe do Ministério Público falou aos presentes sobre três temas previstos no artigo 1º da Constituição Federal: soberania, cidadania e dignidade. Eduardo de Lima Veiga destacou que os prédios inaugurados pela Instituição são verdadeiras casas de cidadania, que buscam atender a população da melhor maneira possível. “Recebam esta casa e acorram a ela para exercer a soberania que vocês têm, tudo em busca da dignidade da pessoa humana”.
Ao fazer uso da palavra, a promotora Melissa Passos Soares frisou que a entrega da nova sede constitui mais um passo do MP na busca pela modernização das Promotorias de Justiça no interior do RS, “dotando-as de meios materiais dignos para bem prestar o merecido atendimento aos cidadãos”. Melissa Soares também destacou o bom relacionamento dos poderes públicos de Rodeio Bonito com a Instituição. “Essa circunstância é determinante para o desenvolvimento de um bom trabalho”, disse.
Também participaram da solenidade a procuradora de Justiça Ana Luiza Mercio Lartigau; os promotores de Justiça Rodrigo Berger Sander, Rogério Fava Santos e Daniela Pires; autoridades dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo da região e representantes de outras entidades públicas.