Tipo:
Notícias
Promotoria do Torcedor reforça combate à violência nos estádios
O promotor de Justiça Márcio Bressani, novo titular da Promotoria do
Torcedor, pretende manter rígida a atuação do órgão nos estádios de
futebol e já definiu algumas questões sobre as quais deverá se debruçar
com maior atenção nesse início de trabalho. O controle e a identificação
de pessoas que ocuparão as áreas destinadas às torcidas mistas nos
Gre-Nais, e a manutenção da restrição à venda de bebidas alcoólicas nos
estádios.
O promotor de Justiça Márcio Bressani, novo titular da Promotoria do Torcedor, pretende manter rígida a atuação do órgão nos estádios de futebol e já definiu algumas questões sobre as quais deverá se debruçar com maior atenção nesse início de trabalho. O controle e a identificação de pessoas que ocuparão as áreas destinadas às torcidas mistas nos Gre-Nais, e a manutenção da restrição à venda de bebidas alcoólicas nos estádios.
Em entrevista publicada pelo jornal Zero Hora nesta terça-feira, Bressani explicou que a intenção é ampliar o perímetro com proibição de comércio de bebidas, o que deverá novo embate na Assembleia Legislativa, onde já surge movimento no sentido de liberar o álcool nos estádios. "É uma preocupação nacional do Ministério Público porque se viu que a violência nos estádios está associada ao consumo de álcool e outras drogas. A partir da restrição, temos visto que os resultados são bem expressivos".
CONTRA A VOLTA DO ÁLCOOL
O promotor disse que pretende visitar os membros da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, onde tramita projeto pela liberação da venda nos estádios, e levar o material do MP, inclusive em nível nacional, demonstrando aos deputados o quão nocivo é esse retrocesso em relação às bebidas alcoólicas. "Na verdade, o raciocínio e a experiência são no sentido inverso. Se sem a restrição de bebidas no entorno já tivemos um avanço considerável, tínhamos que trabalhar, inclusive, para a restrição no entorno. A evolução seria para essa abrangência maior, e não para a retirada da proibição. Essa restrição foi o que permitiu avanços como a retirada de fosso entre o campo e a torcida e daqueles arames farpados e muros".
RIGOR PELA PAZ NOS ESTÁDIOS
Outro tema que deverá ser trabalhado é a responsabilização de torcedores que causem danos patrimoniais aos clubes. "Já para o próximo Gre-Nal, na Arena do Grêmio, tenho verbalmente o compromisso do Inter para que os torcedores que vão à casa rival tenham ingressos vinculados aos assentos".
Bressani exalta a conquista da torcida mista e alerta para a necessidade de manter a vigilância em alta para que eventuais conflitos entre torcedores não provoquem um retrocesso. "Não tenho hoje a certeza de que estamos prontos para ampliar o espaço destinado à torcida visitante. Acho importante que os avanços se consolidem. O próximo passo que o MP pretende tocar é de que, já no Brasileirão deste ano, as pessoas que participem dos Gre-Nais sejam identificadas. Que tenham ingressos intransferíveis e sejam responsáveis pelo bom andamento daquela torcida. Inclusive com a apropriação do assento que estará utilizando. Sabemos que Grêmio e Inter têm um acordo de cavalheiros em que um indeniza o outro pelos prejuízos sofridos. Mas não me parece justo que as pessoas nunca sejam responsabilizadas por eventuais episódios de vandalismo".
Últimas notícias
Loading...