Público prestigia abertura da <br> I Semana do MP de Santa Maria
Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório da Fadisma para assistir à abertura da I Semana do Ministério Público de Santa Maria na noite desta quinta-feira (17/11). Entre as autoridades presentes, estavam o prefeito Valdeci Oliveira; o representante da Câmara de Vereadores, Cláudio Rosa; o presidente da Amprgs, Carlos Otaviano Brenner de Moraes; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Mauro Henrique Renner; o diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Luiz Fernando Calil de Freitas; e o vice-presidente de núcleos da Amprgs, Fabiano Dallazen.
A primeira palestra tratou da imagem que a sociedade faz do MP. A jornalista Ana Amélia Lemos destacou que a imprensa e o MP são instituições que buscam assegurar a cidadania e fazer com os direitos sejam cumpridos. Já o jornalista o promotor de Justiça aposentado Cláudio Brito afirmou que a aproximação entre o MP e a imprensa é uma forma de favorecer a comunidade, beneficiando a coletividade.
Conforme o coordenador do núcleo da Associação em Santa Maria, Sávio Vaz Fagundes, o primeiro dia foi bastante positivo: "Atingiu plenamente as nossas expectativas".
A promoção da Semana, que termina nesta sexta-feira, é das Promotorias de Justiça do município, com apoio da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Amprgs), da instituição do MP, da ESMP e da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma).
A programação desta sexta-feira (18/11)
19h – Janelas Quebradas e Tolerância Zero
Palestrante: promotor de Justiça Daniel Sperb Rubin
A seguir – Crise do Sistema Penitenciário
Palestrante: subsecretário da Secretaria Estadual da Justiça e Segurança, Fábio Medina Osório