Realizada reunião de constituição da União Gaúcha
Foi constituída oficialmente hoje (09/05), em reunião realizada na sede da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), em Porto Alegre, a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública. A entidade, que passa a ser conhecida também apenas por União Gaúcha, é uma sociedade civil de direito privado, com fins não econômicos, de duração indeterminada, formada e integrada por associações e sindicatos de servidores públicos estaduais ativos, inativos e pensionistas. A AMPRGS esteve representada pelo presidente Carlos Otaviano Brenner de Moraes, e pelo vice-presidente de Núcleos, Fabiano Dallazen.
Formada por representantes de cerca de 70 entidades de servidores públicos, a União Gaúcha tem como objetivo principal a defesa dos direitos dos segurados do Instituto de Previdência do Estado – Previdência e Saúde. O presidente da AMPRGS ressaltou a importância da constituição da entidade que, embora congregue várias categorias funcionais, algumas bastantes distintas entre si, outras com atividades sob certo confronto de interesses, conseguiu chegar a um ponto de convergência. “É de significativa importância a criação da União Gaúcha, pois esse é o fórum permanente de discussão dos interesses do Estado nas relações com os seus servidores públicos”, disse Carlos Otaviano.
Por um período de um ano, a União Gaúcha ficou assim formada: coordenador-geral, Carlos Rafael dos Santos Júnior (Ajuris); vice-coordenador, Nadja de Paula (Sintergs); secretário-geral, Paulo Olympio (ASJ); Tesoureiro, Itacir Todero (Afocefe); Conselho Fiscal, Júlia de Oliveira Camargo (Sinapers), Ricardo Silva de Freitas (Sindicontas), Artur Dessards Júnior (Sintaf) e Claudio Bonatto (Amprgs).