Reunião marca a apresentação dos números finais do XVI Congresso Estadual do MPRS
Nesta sexta-feira, 27 de setembro, a Diretoria Executiva da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) realizou uma reunião para apresentar os números finais do XVI Congresso Estadual do Ministério Público. O encontro, que contou com a participação da equipe encarregada da organização do evento, foi conduzido pelo presidente João Ricardo Santos Tavares, que expôs os resultados do segundo maior congresso da história da entidade.
Com mais de 38 horas de atividades científicas, o congresso reuniu promotores, procuradores e procuradoras de Justiça de todo o Brasil, além de autoridades, palestrantes e colegiados nacionais da Instituição, totalizando 701 participantes. Realizado de 11 a 14 de setembro, o evento ocorreu em um contexto significativo para a recuperação do Rio Grande do Sul, que ainda se reergue das enchentes de maio. Apesar das operações suspensas no Aeroporto Internacional Salgado Filho, o encontro atraiu 229 membros do Ministério Público de fora do Estado, um aumento de 48 pessoas em relação ao congresso anterior, realizado em 2022. A décima sexta edição registrou a presença de 260 associados, representando um crescimento de 42 membros em comparação com o evento anterior. Além disso, o Congresso contou com a participação de 212 inscritos como acompanhantes. Durante o congresso, 18 representantes de associações estaduais estiveram presentes em Gramado.
“Em meio a um cenário de desafios e dificuldades, finalizamos o segundo maior congresso da história da AMP/RS. Após tudo o que enfrentamos em maio, foi realmente marcante e especial concluir um dos maiores eventos da Instituição em nível nacional, trazendo à tona temas tão relevantes para a sociedade gaúcha e brasileira neste momento. Isso demonstra a importância e a força do nosso Ministério Público”, destacou João Ricardo Santos Tavares.
O XVI Congresso Estadual do Ministério Público, realizado nas dependências do Hotel Wish Serrano em Gramado, teve como tema “Desafios da Modernidade: Sustentabilidade e Desenvolvimento”. A programação incluiu seis painéis e três conferências, abordando questões relevantes da atualidade, como meio ambiente, sustentabilidade, reconstrução do Estado, inteligência artificial, eleições e criminalidade. Durante os três dias do evento, também ocorreram seis reuniões paralelas, seis apresentações de teses e oito discursos na tribuna livre, proporcionando um espaço para discutir temas de relevância para a classe. Além disso, houve a tradicional sessão de autógrafos dos membros do Ministério Público, na qual dez autores autografaram 14 livros.
Confira o vídeo de encerramento do XVI Congresso Estadual do Ministério Público.
Confira os números finais do XVI Congresso Estadual do Ministério Público.
Participaram da reunião, ainda, o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Fernando Andrade Alves; a vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Teixeira; o vice-presidente de Valorização Funcional, Henrique Rech Neto; a vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Márcia Regina Nunes Villanova; e a vice-presidente de Jubilados, Guacira Almeida Martins. Também estiveram presentes o assessor especial da presidência, Cláudio Barros Silva; o CEO da AMP/RS, Valdir Bianchessi; o gerente administrativo e financeiro, Juliano Quadrado; além de representantes do cerimonial do Ministério Público e das empresas Cem Cerimônia, Integrada e CORE Comunicação & Relacionamento.