São Sebastião do Caí colhe os primeiros frutos do projeto Pai? Presente!
Lançado em 10 de março, o projeto Pai? Presente!, da ONG Brasil Sem Grades em parceria com a Promotoria de Justiça de São Sebastião do Caí, já começa a apresentar os primeiros resultados. A iniciativa que envolveu a comunidade local em ações voltadas a reduzir a evasão escolar, o comportamento anti-social, a delinqüência juvenil e o consumo de drogas assiste agora a um momento de arrefecimento dessas posturas.
Embora sem ter números precisos, o presidente da ONG, Luiz Fernando Oderich, assegura: as medidas adotadas por meio do projeto fizeram cair o número de estudantes que não comparecem às aulas. “Essa é uma questão de família. O envolvimento da figura paterna na rotina escolar é muito importante. Estamos tentando aproximá-los, e isso já começa a fazer efeito nos alunos”, comemora Oderich. O objetivo é criar ações prazerozas e integradoras, para que a escola não seja vista somente como um momento do dia em que é preciso cumprir obrigações, mas também é possível se divertir.
O trabalho integrado com o Ministério Público e a prefeitura também vem auxiliando na tarefa de dar paternidade a crianças que tinham no registro de nascimento somente o nome das mães. Auxiliada por psicólogas da prefeitura, que conversaram com diversas mães de um dos bairros da cidade e explicaram os objetivos do projeto, a Promotoria identificou cerca de 300 crianças nessa situação e começou a agir.
Em um encontro promovido no dia 27 de junho para tratar de 40 casos de pais que não reconheciam os filhos, 10 se resolveram na hora. Outros 10 homens solicitaram a realização de exame de DNA para verificação de paternidade. Houve ainda situações em que as crianças serão adotadas por familiares e alguns que deverão percorrer as vias judiciais. “Esses foram apenas os primeiros. Esperamos atingir um universo ainda maior com o Pai? Presente!” observa o empresário.
Outras ações vêm ocorrendo em diferentes pontos de São Sebastião do Caí. Em um dos bairros com maior número de casos de abandono, um ginásio está sendo utilizado com atividades para as crianças e os adolescentes em turno integral, para evitar que acabem se envolvendo com as drogas ou com o crime. Por outro lado, agências do Banco do Brasil e do Banrisul têm mostrado em vídeo uma palestra do psiquiatra Sérgio de Paula Ramos abordando a importância da figura paterna no o desenvolvimento do indivíduo. Os alvos são as pessoas que aguardam atendimento nas filas, principalmente em dias de maior movimento. Os Centros de Pais e Mestres, nas escolas, também usam a ferramenta.
As ações sintetizam o empenho de toda uma comunidade engajada na luta para dar mais dignidade e melhores condições de vida às crianças e adolescentes. Muito mais ainda vem por aí em São Sebastião do Caí.