Semana do Ministério Público retorna à Bagé para 11ª edição do evento
Com o último encontro realizado nos anos 2000, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) retorna ao Centro Universitário da Região da Campanha - Urcamp para promover a 11ª edição da Semana do Ministério Público de Bagé, nos dias 9 e 10 de abril, em parceria com o curso de Direito da instituição.
Com as palestras “Por que o Ministério Público é fundamental à sociedade?", apresentada pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e “O Promotor de Justiça do Júri, sua formação e carreira”, ministrada pelo promotor de Justiça, Eugênio Paes Amorim, o encontro pretende aprofundar o debate acerca de temas jurídicos da atualidade.
O presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, comemora o retorno do projeto ao município e agradece a receptividade da Urcamp ao evento. “Para nós, da Diretoria Executiva, é uma alegria estarmos retomando, depois de alguns anos de hiato, a Semana do Ministério Público de Bagé. Agradecemos ao pessoal da Universidade por abrirem as portas da instituição para acolher a iniciativa. Neste momento tão especial, em que o projeto completa quarenta anos levando conhecimento aos quatro cantos do Estado, tenho convicção de que teremos mais um encontro muito profícuo em especial ao público acadêmico, afinal, nosso objetivo é contribuir para a sua formação para que estejam preparados para a carreira que desejam seguir”, frisa o dirigente.
Responsável pela retomada do projeto na cidade, o promotor de Justiça Frederico Carlos Lang destaca a importância da retomada do encontro entre juristas e o corpo estudantil. “A recuperação dessa parceria representa uma grande oportunidade de contato entre o meio acadêmico e o Ministério Público, aproximando os estudantes da instituição que realiza a defesa da sociedade, permitindo que conheçam o trabalho de um promotor de Justiça, despertando vocações e estreitando os laços com a comunidade acadêmica”, celebra.
O coordenador do curso de Direito da Urcamp, Rafael Moreira, enfatiza a importância do projeto para a formação dos estudantes e da mobilização dos promotores de Justiça locais para viabilizar o encontro. “Temos observado o desejo da comunidade científica da Urcamp em potencializar a parceria com o Ministério Público, o que possibilitará muito ensino e aprendizagem para os nossos alunos e professores. Precisamos registrar nossos agradecimentos aos promotores Frederico Lang, pela sua iniciativa no resgate dessa colaboração, e aos promotores Diogo Taborda e Cláudio Rafael Morosin, ambos professores da casa e que estreitaram as relações entre as duas instituições”, disse o docente.
Quatro décadas de Semana do Ministério Público
Mais tradicional projeto da Associação do Ministério Público gaúcho, a Semana do Ministério Público completa, neste ano, quatro décadas de fundação. Criada em 1984, em Santa Cruz do Sul, a iniciativa tem como principal objetivo aproximar os membros do Ministério Público, o corpo acadêmico e a sociedade. Desde a primeira edição realizada em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o projeto se consolidou como espaço plural de congregação e debates acerca dos temas em voga na academia e tem sido replicado nas principais universidades do Estado.
Serviço
11ª Semana do Ministério Público de Bagé
9 e 10 de abril — 19h
Local: Salão de Atos do Campus Central da Urcamp — Centro Universitário da Região da Campanha (Av. Tupi Silveira, 2099 — Centro, Bagé)
Informações: urcamp@urcamp.edu.br e (53) 3242-8244
Programação
9/4 — Por que o Ministério Público é fundamental à sociedade?
Alexandre Saltz, Procurador-Geral de Justiça
10/4 — O Promotor de Justiça do Júri, sua formação e carreira
Eugênio Paes Amorim, Promotor de Justiça