Semana do MP de Rio Grande e encontros com a classe movimentam a Região Sul
Começou nesta terça-feira a X Semana do Ministério Público de Rio Grande. O evento, promovido pela AMP/RS e pelas Promotorias de Justiça locais, segue até quinta-feira, na Câmara de Vereadores. A noite de abertura foi prestigiada pelo presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo; pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga; pelos subprocuradores-gerais Ivory Coelho Neto e Marcelo Dornelles, além do ouvidor do MP, Luiz Cláudio Varela Coelho.
Ao dirigir-se ao público, o dirigente da AMP/RS destacou a importancia de eventos como esse, que proporcionam o diálogo e o contato direto com as comunidades. Victor Hugo observou ainda que a atividade também é valiosa ao despertar vocações, sobretudo entre os acadêmicos de Direito. "Essa é uma grande oportunidade, em especial quando comemoramos os 25 da Constituição Federal, tema da palestra desta noite e que, ao fim e ao cabo, sintetiza os sonhos de varias gerações de brasileiros de mudar o país e que delegou ao MP diversos instrumentos de concretização desses sonhos".
Na sequência, sob a coordenação de mesa do promotor Márcio Schlee Gomes e diante de grande público, o procurador de Justiça Cláudio Barros Silva abordou o tema "25 anos da Constituição Federal e o Ministério Público". Barros teve como debatedor o promotor aposentado Francisco Luiz da Rocha Simões Pires.
Nesta quarta-feira, o coordenador do CAO Direitos Humanos, Miguel Velasquez aborda o tema "Direitos humanos: o Ministério Público como indutor de políticas públicas e agente de transformação social". Na quinta-feira, também às 19h, a professora da Furg Simone dos Santos Paludo falará sobre "Aspectos Psicológicos da Violência Doméstica". Na sequência, o professor Miguel Ramos, também da Furg, ministra a palestra "A Lei Maria da Penha, 7 anos depois".
REUNIÕES COM A CLASSE
Na manhã desta quarta-feira, Victor Hugo e Ivory visitaram os colegas na Promotoria de Justiça de Pelotas. Na oportunidade, eles conversaram sobre os projetos legislativos estaduais e nacionais, além de outros assuntos de interesse institucional e classista. O presidente da AMP/RS também entregou aos promotores um quadro representativo do esforço dos membros do Ministério Público na região na luta contra a PEC 37 (foto ao lado).
A partir deste ano, para atender peculiaridades daquele núcleo associativo, haverá dois coordenadores, sendo um de Pelotas e outro de Rio Grande. Para a coordenação do núcleo por Pelotas, foi indicado o nome de Andre Borba – o promotor Adriano Zibetti, que capitaneou a formatação da X Semana do MP, foi o indicado como coordenador por Rio Grande, em encontro realizado na véspera. Comparecerm os promotores José Olavo Bueno dos Passos, Paulo Roberto Gentil Charqueiro, André Borba, Maria do Rosario Ribeiro Rodrigues, Andréa Soares Torres e Maria Fernanda Goetzke Pitrez.
Na terça-feira à tarde, antes da abertura do evento na Câmara de Vereadores de Rio Grande, o dirigente e a Administração Superior do MP participaram de uma reunião com os colegas que atuam no município. Na pauta estiveram os projetos de lei de interesse da classe na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Participaram da reunião os promotores Adriano Zibetti, Erico Rezendo Russo, José Alexandre Záchia Alan, Marcelo Nahuys Thormann, Márcio Schlee Gomes, Nathália Swoboda Calvo, Paulo Eduardo Nunes de Ávila, Susiane Bicca Mespaque Madruga e Valdirene Sanches Medeiros Jacobs.