Semana do MP retoma atividades com edição em São Luiz Gonzaga
Tradicional evento promovido há 40 anos pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), a Semana do Ministério Público foi retomada nos dias 18 e 19 de junho, em São Luiz Gonzaga, após um hiato causado pela catástrofe climática que atingiu o Estado. O encontro reuniu promotores de Justiça, professores e a comunidade acadêmica para discutir temas como meio ambiente, combate à violência doméstica e às organizações criminosas no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Os assuntos em debate não poderiam ser mais atuais, especialmente a questão climática, uma vez que, no fim de semana, o município de São Luiz Gonzaga foi atingido por um fenômeno climático extremo, uma microexplosão, que atingiu 1,2 mil casas e deixou diversas famílias desabrigadas.
Temas abordados
Realizada em dois dias, a Semana do Ministério Público foi aberta na terça-feira, 18 de junho, com o painel da promotora de Justiça Paula Regina Mohr, denominado "Ministério Público: Resolutividade Ambiental”, que abordou os estragos causados pelas enchentes e o papel do MP na preservação do ecossistema. Na quarta-feira, 19 de junho, os promotores Vinicius Cassol e Fabrício Perin falaram sobre o combate à violência doméstica e ao crime organizado, com as palestras “Tráfico de drogas e organizações criminosas: os efeitos da atual jurisprudência” e “Combate e prevenção à violência doméstica”.
“A realização de mais uma edição deste evento reforça o comprometimento da AMP/RS em dialogar com os principais temas em voga na sociedade gaúcha”, destaca o presidente da Associação, João Ricardo Santos Tavares. “Estar ao lado de acadêmicos debatendo pautas importantes da esfera ambiental e criminal demonstra o verdadeiro papel da Semana do MP, que visa aproximar a Instituição dos futuros operadores do Direito a partir do debate de temas que impactam o cotidiano dos gaúchos", ressalta o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Fernando Andrade Alves.
Durante o evento, a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), parceira das Semanas do MP, sorteou uma bolsa de estudos integral para um curso online de especialização. A advogada Caroline das Chagas Oliveira foi agraciada com a bolsa de estudos.
Próxima edição
Dando sequência ao cronograma de atividades, Santa Cruz do Sul receberá, entre os dias 15 e 18 de agosto, a próxima edição da Semana do Ministério Público. A cidade do Vale do Rio Pardo foi palco da primeira edição do encontro, em 1984 - mais informações sobre a história do evento podem ser encontradas na Revista Réplica de abril de 2024, que pode ser acessada neste link