Semana Farroupilha e mudanças no Código Penal foram tema do Almoço de Aposentados
Os 37 anos de ingresso no Ministério Público da turma de 1976 foram comemorados nesta quinta-feira (29), durante o tradicional Almoço dos Aposentados, na sede campestre da AMP/RS. Na ocasião, que também homenageou o aniversariante do mês de agosto, José Luiz Maineri Duarte, os vice-presidentes Sérgio Harris e Ubirajara da Rosa Pacheco abordaram temas de interesse institucional e associativo.
O vice de aposentados cumprimentou os colegas e familiares presentes e renovou o convite para as atividades alusivas aos festejos farroupilhas, que neste ano serão realizadas no Galpão Crioulo Dr. Lauro Pereira Guimarães. A programação prevê agenda para os dias 13, 15 e 17 de setembro.
Conforme Pacheco, para o dia 13, a partir das 19h30min, está programado um jantar típico,com show de música nativista a cargo do promotor de Justiça aposentado José Fernando Gonzalez e do colega Pedro Rui da Fontoura Porto e seu Grupo Clave de Lua (foto ao lado). Na oportunidade, estarão sendo homenageados os colegas integrantes das turmas cujo ingresso no Ministério Público ocorreu nos anos de 1958, 1963 e 1983.
No dia 15 de setembro, das 10h às 13h, haverá atividade direcionada também ao público infantil, com realização de passeios de pônei na área da sede campestre, com distribuição de brindes com motivos gauchescos. Ao meio-dia será servido almoço típico. Encerrando a programação de culto às tradições do Rio Grande, um almoço de confraternização associativa e institucional será realizado no dia 17, igualmente no galpão crioulo da entidade.
CLASSE EM ESTADO DE ALERTA
Ao dirigir-se à classe, Sérgio Harris alertou para o fato de que ainda pairam ameaças à autonomia do Ministério Público no que diz respeito à investigação criminal. "Embora tenha sido afastada a PEC 37, persistem fortes movimentos no Congresso Nacional na tentativa de restringir e controlar a atuação ministerial nessa seara. Essas ações se dão por meio de outros projetos de lei que estão
tramitando na Câmara dos Deputados. A Conamp vem monitorando essa situação, mas é importante que estejamos alertas".
Finalizando, Harris ressaltou a importância da participação de todos na reunião que será realizada no dia 4 de setembro, a partir das 14h, na sede administrativa da Associação, quando será debatida a proposta elaborada para reformulação do Código Penal. O procurador-regional da República na 4ª Região Douglas Fischer é o convidado especial do encontro. Fischer assessorou na formatação do texto pelo senador Pedro Taques (PDT/MT), relator da matéria na Comissão Especial daquela Casa Parlamentar. "O prazo para a apresentação de emendas no Congresso Nacional vai até 18 de setembro. Essa é uma oportunidade valiosa para a classe ouvir, opinar e contribuir para o aperfeiçoamento do texto", concluiu.