Seminário e Ato Público na Câmara dos Deputados marcarão o Dia Nacional contra a PEC 37 em Brasília
Integrantes da comissão da CONAMP e do CNPG que concentram a organização das atividades relacionadas ao enfretamento da PEC 37 reuniram-se no dia 21 de março para debater as ações a serem empreendidas na Campanha BRASIL CONTRA A IMPUNIDADE, em especial aquelas atinentes ao ato público nacional que acontecerá no dia 24 de abril, em Brasília. Sob a coordenação do vice-presidente da CONAMP Victor Hugo Azevedo, foram finalizadas as peças de rádio e TV que levam a posição das entidades representativas do Ministério Público contra a PEC 37.
O grupo decidiu, também, que o Dia Nacional de Mobilização contra a PEC 37 iniciará com um Simpósio, pela manhã, no auditório do Ministério Público do Distrito Federal, com participação de políticos, jornalistas, cientistas políticos e juristas. Entre os convidados, estarão o procurador de Justiça gaúcho Lenio Streck, o deputado federal Alessandro Molon PT-RJ) e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). À tarde, será realizado um Ato Público no Salão Verde da Câmara dos Deputados, com a presença de parlamentares e de autoridades além de entidades que estão apoiando a campanha "Brasil contra a Impunidade".
APOIO INTERNACIONAL
A causa tem a simpatia de parlamentares estaduais e federais, bem como de entidades nacionais, com a CNBB, a Federação Nacional dos Policiais Federais, a Associação Nacional dos Ministérios Públicos de Contas e a Associação Nacional dos Procuradores da República. Também já se posicionaram ao lado do Ministério Público nesta causa importantes representações do Exterior, como o Movimento de Magistrados Europeus pela Democracia e pelas Liberdades (Medel) e a Associação Internacional de Procuradores (IAP).
No Rio Grande do Sul, já manifestaram apoio à campanha, entre outros, a Ajuris, a Associação dos Procuradores do Estado, a Associação Brasil sem Grades, a Central Única de Favelas e o Sindicato dos Policiais Federais. Ainda, o Comando Geral da Brigada Militar, a Associação dos Oficiais da Brigada Militar, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, o Programa de Apoio a Meninos e Meninas (PROAME), o Movimento Tradicionalista Gaúcho, a Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, o Consepro Canoas, a AGERT, a Convenção Estadual de Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus, a Associação Riograndense de Imprensa, a Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e Fecomércio.
AÇÕES PELO RIO GRANDE
A AMPRS, por seu turno, vem ultimando os preparativos dos eventos estaduais, já estando programados Atos Públicos em meados de abril nas cidades de Santa Rosa, Caxias do Sul, Pelotas e Porto Alegre. A entidade também está estudando o custeio de passagens para que colegas possam participar do evento em Brasília.
Participaram da reunião em Brasília os procuradores-gerais de Justiça do Rio Grande do Norte, Manoel Onofre de Souza Neto; e de Goiás, Lauro Machado Nogueira; os presidentes das Associações do Mato Grosso, Vinícius Gahyva Martins; de Goiás, Alencar José Vital; do Rio Grande do Norte, Eudo Rodrigues Leite; e representantes dos PGJ e de Associações de Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, dos Procuradores da República e do MP do Trabalho, assim como as assessorias de imprensa dessas entidades.