Servidores do Estado criam nova frente em defesa da previdência pública
O vice-presidente de Aposentados da AMP/RS, Nilson Pacheco, participou de Reunião da Uniã Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, nesta quarta-feira (02), na sede da Ajuris. Durante o encontro foi formalizada a criação do Fórum Unificado das Entidades Representantes dos Servidores Públicos do RS em Defesa da Previdência Própria, integrado pelas entidades que compõem a Fessergs, o Fórum de Entidades (Cpers, Simpe, Sindicaixa, Sindijus, Sindsepe, Ugeirm e Conlutas) e a União Gaúcha, que abrange 27 entidades representantes de servidores públicos gaúchos, entras estas a AMP/RS.
O Fórum manifestou posição contrária a aposentadoria complementar (RPC-PL 393/07) proposta pelo governo, que suprime direitos dos servidores públicos estaduais, e pronunciou-se a favor da instituição e regulamentação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Destacando ainda a importância de esclarecer a sociedade quanto ao passivo atuarial do Estado, tendo em vista a utilização de recursos da previdência pública, no passado, em investimentos de infra-estrutura para a sociedade gaúcha, bem como no custeio de gastos públicos.
Durante a reunião, os representantes acertaram que o Fórum Unificado terá a missão de alertar o funcionalismo e a sociedade em geral sobre o “sucateamento” do serviço público. Este sucateamento, entre outros pontos levantados, fica evidenciado no descaso com o serviço e o servidor público, em especial quanto à eliminação das perspectivas de aposentadoria adequada destes.
Nas próximas semanas, o Fórum Unificado pretende viabilizar um amplo debate junto ao Legislativo e à sociedade, principalmente para chamar a atenção de todos quanto a necessidade de instituição do Regime Próprio de Previdência, e quanto ao Projeto de Lei 393/07, que trata do Regime Complementar de Previdência e tramita na Assembléia, sendo rejeitado pelos servidores. “O objetivo é afastar a precipitação da votação da matéria, a exemplo do que aconteceu na ocasião do PL 394”, ressalta Celso Malhani, coordenador da União Gaúcha que comandou a primeira reunião do Fórum Unificado. O Fórum entende como necessária a denúncia da precipitação do RPC sem que se atenda a um regramento para o RPPS.
O Fórum Unificado das Entidades Representantes dos Servidores Públicos do RS em Defesa da Previdência Própria realizará nova reunião na próxima terça-feira, dia 8, na sede administrativa da Ajuris.
Fonte: Imprensa Ajuris
Edição: Imprensa AMP/RS