Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Tapera: evento reúne agentes públicos da região Alto do Jacuí


O município de Tapera foi sede de um evento, ocorrido no dia 10 de agosto, que reuniu cerca 600 pessoas oriundas de 22 municípios da região para discutir formas de enfrentamento ao crescimento do consumo de crack nas localidades. O encontro foi promovido pelo Ministério Público de Tapera, AMP/RS e a Associação Gaúcha dos Municípios do Alto Jacuí.


 

21/08/2009 Atualizada em 21/07/2023 11:02:28
Compartilhe:
1250866357.jpg



O município de Tapera foi sede de um evento, ocorrido no dia 10 de agosto, que reuniu cerca 600 pessoas oriundas de 22 municípios da região para discutir formas de enfrentamento ao crescimento do consumo de crack nas localidades. O encontro foi promovido pelo Ministério Público de Tapera, AMP/RS e a Associação Gaúcha dos Mvaldoir_e_clarissa_300.jpgunicípios do Alto Jacuí.

Ao abrir as atividades, o promotor de Justiça de Tapera Valdoir Bernardi de Farias destacou a importância do evento para capacitação de profissionais que atuam diretamente com o tratamento, a prevenção e a repressão às drogas. Segundo ele, ao assuir a Promotoria do município percebeu uma grande incidência na cidade de usuários de drogas, especialmente crack. "Nos últimos dois anos ingressamos com 50 pedidos de internação compulsória para usuários de crack e este é um



Promotores de Justiça, Valdoir Bernardi e Clarissa Simões Machado



número bastante elevado para uma cidade de 16 mil habitantes". A presença constante da droga nas ações que tramitam na Promotoria o levou, então, a organizar atividades de prevenção, que iniciaram com este encontro do dia 19 de agosto. 



O presidente da Associação do Ministério Público, Marcelo Dornelles, foi um dos palestrantes. Ele apresentou a campanha de combate ao crack da AMP/RS que já atingiu diretamente, em 3 meses, cerca de 15 mil pessoas. Segundo ele, essa campanha surge de informações de colegas do Ministério Público sobre uma mudança no perfil da violência urbana. “Começamos a observar que quase 100% das formas de violência urbana e doméstica estavam ligadas à drogadição e, especificamente ao crack, desde os casos envolvendo usuários até os homicídios motivados por dívidas com traficantes ou disputa de território”. Além dos dados que vinham da área criminal, os promotores especializados na área da infância e juventude e dos direitos humanos, trouxeram suas experiências a respeito das falhas no sistema de saúde pública no que se refere ao atendimento a usuários de crack. “Foi a partir destas observações que decidimos lançar, em maio deste ano, a campanha Crack- Ignorar é seu vício? que tem como objetivo, além da mobilização da sociedade, promover a criação de redes para o enfrentamento deste problema”.





A promotora de justiça de Carazinho, Clarissa Simões Machado, trouxe sua experiência com projetos de prevenção ao uso de drogas e na qualificação do atendimento aos usuários, através de ações do Ministério Público no município, que trabalha articulado com o Executivo e com a comunidade organizada. Através de exemplos de sucesso, como o Programa Yacamin, que atende crianças em situação de risco, ela  mostrou caminhos aos agentes públicos presentes. “Minha sugestão é que vocês formem redes, pois qualquer trabalho que vise a proteção da criança e do adolescente precisa contar como uma rede coesa e articulada”.



juiz_300.jpg

Também foram palestrantes do evento o juiz da Comarca de Tapera, Rodrigo Azevedo Bortoli (na foto), o psiquiatra Antônio Riffel Filho, o diretor do Denarc, João Bancolini e os policiais Roberto Pimentel e Janito Kepler.


Últimas notícias
/arquivos/AMP_4216
Loading...

Novos associados conhecem as instalações da sede administrativa da AMP/RS

27/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-25 at 17.25.10
Loading...

Núcleo de Inovação e Tecnologia promove webinar "Infiltração Online por Malware (Policeware)"

27/11/2024
/arquivos/projeto pescar
Loading...
Notícias

AMP/RS participa da inauguração da nova sede Fundação Projeto Pescar

26/11/2024
/arquivos/1
Loading...

Dia da Consciência Negra – compromisso com a igualdade, a justiça e a dignidade humana

22/11/2024