União Gaúcha debate dívida pública do Estado com a União
Nesta segunda-feira, 24 de junho, o vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS e presidente da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG), Fernando Andrade Alves, conduziu a reunião semanal na sede da Associação. O principal tema foi a dívida pública do Rio Grande do Sul com a União, que será discutida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em uma audiência de conciliação, nesta terça-feira, 25 de junho.
A ação foi protocolada pela OAB/RS, sendo que a União Gaúcha nela intervém como “amicus curiae”. Os auditores fiscais Maria Lucia Fattorelli, Josué Martins e João Pedro Casarotto apresentaram estudos detalhados sobre a dívida do Estado com o governo federal, noticiando apoio à campanha “está dívida está paga”, a ser renovada pela União Gaúcha.
Durante a reunião, Raquel Fiori, do Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (SINAPERS), também foi eleita nova representante da União Gaúcha no Conselho Administrativo do IPE Previdência. Outros assuntos discutidos incluíram o empréstimo consignado do Banrisul, o IPE Odonto, decisões judiciais sobre os segurados do IPE Saúde e a Reforma da Previdência.
Maria Cristina Moreira de Oliveira, assessora especial para assuntos previdenciários da AMP/RS, também participou do encontro.