Vacaria inaugura novo prédio da Promotoria de Justiça
Em cerimônia marcada pela presença de diversas autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, bem como do Ministério Público e de representantes de segmentos sociais que se relacionam com a Instituição, foi inaugurado, na tarde desta quinta-feira (22), o novo prédio da Promotoria de Justiça de Vacaria. Após o evento, um coquetel comemorativo foi oferecido pela AMP/RS.
Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, disse que a alma destes novos espaços que o MP inaugura são as pessoas, que usam as estruturas para exercitar a cidadania. “São as pessoas que dão sentido a estes prédios, aqueles que aqui executam suas funções com dedicação ou os que vêm em busca de seus direitos”. Em síntese, todos os discursos reafirmaram o compromisso do MP com a sociedade, principalmente após as manifestações sociais que colocaram a pá de cal sobre a PEC 37.
"SOLIDARIEDADE É A ALMA DO MP"
O presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo destacou que a comemoração em torno das inaugurações de Promotorias é um ato simbólico. "O que realmente importa é o conteúdo de tudo que transita no interior dessas construções. Ali, destaca-se o sentimento de solidariedade do Ministério Público com as pessoas. Isso é a alma do MP, a busca incessante das garantias fundamentais dos indivíduos. Essa integração com as comunidades é o que, efetivamente, celebramos a cada nova Promotoria aberta para receber o povo".
Situada ao lado do Foro e da sede da OAB, a Casa do MP integra o centro jurídico da cidade. “A reunião das sedes das instituições de Justiça no mesmo local é um sonho antigo que hoje se concretiza, por isso quero agradecer a todos que aqui estão para este momento de celebração”, disse o Promotor de Justiça de Vacaria Luis Augusto Gonçalves Costa.
PRESENÇAS
Ainda estiveram presentes na cerimônia de inauguração da nova sede da Promotoria de Justiça, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto; o corregedor-geral do Ministério Público, Ruben Abruzzi; os promotores de Justiça de Lagoa Vermelha Henrique Rech Neto e Paula Bittencourt Orsi; a diretora do foro da comarca, juíza Anelise Mariano da Rocha; a defensora pública Regina Borges; o presidente da OAB local, Otto Junior Barreto; o delegado de Polícia Regional, Carlos Defaveri; o comandante do 10º Batalhão da Brigada Militar, major Fabiano Paim; o representante da Câmara de Vereadores de Vacaria, Valdecir Panison; o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Erival Bertolini; os prefeitos de Vacaria, Elói Poltronieri; de Campestre da Serra, Orênia Goetzer; de Esmeralda, Ailton de Sá Rosa; de Monte Alegre dos Campos, Gilmar Boeira; de Pinhal da Serra, Ivandro Birck; e de Muitos Capões, Ari Ziliotto; entre outras autoridades.
A COMARCA
Criada em 1878, a comarca de Vacaria teve como primeiro promotor José Fialho Dutra, que atuou de 25 de setembro daquele ano até 2 de agosto de 1879. De lá para cá, já conheceu o trabalho de quase uma centena de membros do MP gaúcho. Entre eles estão o ex-corregedor-geral Luiz Carlos Ávila de Carvalho Leite e o atual subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Daniel Sperb Rubin, que compareceu à inauguração. Atualmente, a Promotoria é conduzida pelos colegas Luis Augusto Gonçalves Costa e Octavio Cordeiro Noronha. A partir de setembro, a promotora Karina Mariotti, de Encantado, será incorporada.