Vencedores do Prêmio Conhecendo o Ministério Público são homenageados
Cinquenta jovens foram contemplados na segunda edição do Prêmio Conhecendo o Ministério Público. Os 12 trabalhos vencedores são resultado de seleção feita entre 48 peças produzidas por estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada de diferentes pontos do Estado. As premiações estão sendo entregues diretamente nas instituições onde estudam os vencedores, mobilizando membros da classe, educadores e representantes de outros segmentos. O projeto foi desenvolvido pela AMP/RS, com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça. O patrocínio foi da AMP/RS, FMP, Sicredi-MP e Vivo.
No último dia 12 de novembro, um grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Pasqualini, de Porto Alegre, que conquistou o 1º lugar na categoria coletivo entre as escolas da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo, recebeu a premiação pelo resultado do vídeo Só uma chance. São eles: Esediel Jaderson Fragata dos Santos; Felipe Bernardino de Lima; Felipe Soares Silva; Jean dos Santos Moraes; Lucas da Silva Pedro; Puan Gledson Duarte; Rodrigo Mariano Pereira; Romário Luís Lappe Machado; Ronaldo Lappe Machado e Willian Pereira da Silva.
Durante a cerimônia, que contou com a presença da presidente da FASE, Joelza Mesquita Andrade Pires, a coordenadora do projeto, vice-presidente social da AMP/RS, Guacira Almeida Martins, dirigiu-se aos alunos: “Uma das principais metas do projeto é fazê-lo chegar a todas as pessoas. Queremos, através dessa iniciativa, promover a cidadania, oferecer oportunidades, identificar potencialidades e ampliar os horizontes de cada um de vocês. É papel do Ministério Público estar ao lado do cidadão, em qualquer faixa etária ou condição social”, observou.
O presidente da Associação, Victor Hugo Azevedo, fez uma fala direta, na linguagem da garotada, explicando que o projeto tem o objetivo de mostrar que os membros do Ministério Público estão presente na vida desses jovens, também, para garantir-lhes direitos. “O promotor de Justiça não é só aquele que comparece às audiências sobre os casos individuais de vocês. Ele pode, também, ser o que fiscaliza as escolas onde vocês estudam, que exige do Estado proporcionar melhores condições de saúde a todos. Nós sabemos que jovens como vocês tiveram menos acesso a tudo isso em relação a outros participantes desse projeto, mas ainda assim verificamos trabalhos muito bons”, disse Victor Hugo.
A coordenadora do CAO-IJ, Maria Regina Fay de Azambuja, dirigiu-se ao grupo destacando as potencialidades dos alunos da FASE. “Ainda que estejam na condição de internos, há um imenso potencial intelectual e de vida em cada um para compartilhar. É um aprendizado para vocês e para nós todos. Isso é inegável e precisa ser valorizado”.
SÃO GABRIEL
A diretoria da AMP/RS tem percorrido o Rio Grande do Sul desde o final de outubro, visitando as escolas e entregando os prêmios aos vencedores. No dia 30, em São Gabriel, alunos de três estabelecimentos de ensino foram homenageados. Vencedora na categoria individual para estudantes do Ensino Fundamental, Carolina de Oliveira Soares, da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Deodoro, recebeu seu prêmio pela redação intitulada O que espero do Ministério Público. A entrega da bicicleta foi feita por Guacira e pela promotora Ivana Battaglin.
Também em São Gabriel, os estudantes Daniel Costa Gonçalves; Leonardo Prates Moreira Weber e Ruam de Oliveira Boscani, da Escola Estadual Professora Sueni Goulart Santos, conquistaram o 2º lugar na categoria coletivo do Ensino Fundamental.
Da Escola Estadual João Pedro Nunes, Amanda Ravasi; Elizamara Arend; Jéssica Volk; João Vitor Farinha; Lara Letícia Medina; Letícia Ravasi; Matheus Müller; Rafaela Baldissera e Vitória Paz Martins chegaram ao 2º lugar na categoria coletivo para o Ensino Médio.
URUGUAIANA
No dia 31, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Comendadora Dolores Cunha, da FASE de Uruguaiana, teve os trabalhos de seus alunos destacados. Participaram da premiação a vice-presidente da AMP/RS, Guacira Almeida Martins, o promotor Vitassir Ferrareze, a presidente da Fase, Joelza Pires, e a juíza da Infância e da Juventude de Uruguaiana, Ana Beatriz Rosito de Almeida Fagundes. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Comendadora Dolores Cunha, o jovem Patrick Valdoir Cardoso Padilha conquistou o 1º lugar na categoria individual.
No mesmo estabelecimento, o colega Alex Sander da Silva Melo ficou com a segunda colocação.
Entre os trabalhos coletivos desenvolvidos por alunos da FASE, o segundo colocado foi o de Anderson Gabriel Nunes Brasil, Jesus Eduardo Alves da Silva, Vinícius Inda Lima, Filipe Santiago e Michel do Canto Alves, também da Escola Dolores Cunha.
SANTO ÂNGELO
Em 13 de novembro, a comitiva da AMP/RS esteve na Escola Estadual de Ensino Municipal Unírio Carrera Machado, em Santo Ângelo, para entregar ao estudante Luís Cézar do Amaral Júnior a premiação pelo 1º lugar individual para o Ensino Médio. Ele é o autor do texto O defensor do povo: Ministério Público. Participaram da entrega o presidente, Victor Hugo Azevedo, e as promotoras de Justiça Carla Frós e Rosângela Corrêa da Rosa.
GIRUÁ
No mesmo dia, Carla e Victor Hugo foram a Giruá, onde, acompanhados dos promotores Ana Paula Mantay e Renato Moura Tirapelle, homenagearam a jovem Andressa dos Santos Taube. Aluna da Escola Municipal São Pedro. Ela conquistou o 2º lugar individual para o Ensino Fundamental.
PORTO ALEGRE
No dia 5 de novembro, o jovem Matheus Arruda Ferreira de Santana, do Colégio Batista, recebeu, ao lado dos pais, o reconhecimento pelo 2º lugar na categoria individual para o Ensino Médio. O trabalho premiado foi o texto O que esperar do MP em relação às leis de trânsito.
No Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, em Porto legre, o vídeo Refeitório conquistou o 1º lugar na categoria coletivo entre estudantes do Ensino Médio. Os autores foram os alunos Carolina Fassbinder Vinholi; Christopher Madalosso Burin; Graziele Antunes Ferrarezi; Leonardo Pizzalotto Fagundes; Luciani Dupont Soares; Luiz Diego Kihs Brum; Mateus Segobia de Lima Cibils Becker; Roger Spíndola Magnus; Thais Martins Carneiro e Vinicius Stasczak Couto.
Já as vencedoras na categoria coletivo do Ensino Fundamental foram sete garotas da 8ª série do Colégio Farroupilha, na unidade Tenente Coronel Correia Lima. Aline Ilha Scheidegger; Bárbara Marques Franzen; Barbara Petersen Rosa; Elizabel Mello e Silva; Luisa Plácido Jansen; Giovanna Garcia Baccin e Maria Augusta Fait Galbinski estudam na unidade mantida em convênio com o Exército Brasileiro e direcionada a famílias de baixa renda.
Confira nos links abaixo a relação dos premiados em cada categoria