Menu de serviços

83 ANOS DEPOIS

08/10/2024 Atualizada em 08/10/2024 09:10:34
Compartilhe:

O ano era 1941. O Rio Grande vivia tempos de reconstrução do que havia sido destruído pelas águas daquela que, até então, era a maior enchente de nossa história. Porto Alegre se recuperava do trauma de ter sido tomada por 40 dias pelas águas das chuvas de maio.


Inserida nesse cenário, no dia 8 de outubro, nascia a Associação do Ministério Público gaúcho pelas mãos de membros da Instituição que enxergavam muito além de seu tempo e sentiam a necessidade de criar uma entidade que congregasse promotores e procuradores de Justiça, mas que também cumprisse um papel de relevância social e cultural.


Passados 83 anos, comemoramos hoje o aniversário de nossa entidade, a mais antiga da área jurídica do Rio Grande do Sul, num momento semelhante de renovação e reconstrução do Estado. O espírito dos nossos associados, assim como o dos fundadores de 1941, permanece conectado com os tempos vividos. Atuando muito além de suas atribuições de defesa das funções e prerrogativas dos membros do Ministério Público, a AMP/RS é cônscia da responsabilidade que tem com a sociedade rio-grandense. Recentemente, realizamos um congresso que debateu os eventos climáticos, o sistema de Justiça e as formas de aprimorarmos nossa atuação em benefício do povo gaúcho. Atuamos na área social, desenvolvendo trabalhos de socorro aos atingidos pelas águas de maio de 2024, através da campanha S.O.S Chuvas, e criando o Fundo de Apoio a Tragédias Climáticas e Sociais. Além disso, criamos o Núcleo de Inovação e Tecnologia para contribuir com o necessário letramento em novas tecnologias, cada vez mais presentes em nossas vidas.


Portanto, é dia de enaltecer o passado que nos trouxe até aqui, mas com os olhos voltados ao futuro, na certeza de que a AMP/RS continuará cumprindo, cada vez mais e melhor, a sua missão.


Parabéns a todos que fazem parte dessa história!