AMP e Administração Superior brindam êxito do trabalho conjunto
Foi na sede administrativa da AMP/RS que a diretoria da entidade e membros da Administração Superior do Ministério Público comemoraram, no final da tarde desta quarta-feira, a aprovação do projeto de lei 262/2010 pelos deputados estaduais. Por 41 votos a favor e nenhum contra, os parlamentares gaúchos acolheram a proposta de alteração da legislação estadual, permitindo que promotores concorram ao cargo de procurador-geral de Justiça.
O grupo confraternizou na sala de reuniões da AMP, que ofereceu um singelo brinde com espumante e salgados aos presentes. Foi um momento de unificação dos discursos e de reconhecimento da força da instituição quando todos trabalham em prol do mesmo objetivo.
O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, que acompanhou de perto os dois dias de atividades na Assembleia, comemorou o resultado. “Há muito tempo temos lutado por essa conquista, que agora foi alcançada. Era uma demanda antiga da classe, que já vinha sendo reconhecida na maioria dos Estados brasileiros”, disse. A aprovação do projeto, encaminhado pela Procuradoria-Geral de Justiça a partir do intenso trabalho da AMP/RS e de seus associados, materializa um desejo antigo da classe.
Depois de dois dias acompanhando de perto a movimentação no Plenário da Assembleia Legislativa, integrantes do MP comemoraram o resultado da votação pouco antes das 17, divulgado pelo presidente da Casa, Giovani Cherini. Logo após o anúncio, promotores e procuradores foram cumprimentados pelos deputados nas galerias, sinalizando a importância do tema. O entusiasmo se justifica pelo esforço coletivo iniciado ainda na gestão anterior da AMP, atendendo a uma demanda de colegas de todos os pontos do Estado.
A mudança passa a valer já para o pleito de 2011, que deverá ocorrer em março. Estão habilitados todos os promotores e procuradores de Justiça que tenham pelo menos 35 anos de idade e 10 anos de Ministério Público.
Desde a terça-feira, acompanharam os trabalhos na Assembleia o presidente Marcelo Dornelles, o vice-presidente da AMP, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, o secretário-geral, Márcio Bressani, e o tesoureiro, André Fernando Carvalho Leite, além do promotor Miguel Velasquez.
Diretoria da AMP/RS e Administração Superior acompanharam votação em Plenário
Nesta quarta, também compareceram ao Legislativo, representando a procuradora-geral de Justiça, o subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, Delmar Pacheco da Luz, a coordenadora da Secretaria Geral da Procuradoria, Ana Maria Schinestsck, o coordenador do Gabinete de Articulação e Gestão Integrada, Nilson de Oliveira Rodrigues Filho, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Fabiano Dallazen, a coordenadora do Gabinete de Comunicação Social, Martha Weiss Jung, o chefe de Gabinete da procuradora-geral de Justiça, Benhur Biancon Júnior, o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), Júlio Almeida, e a promotora Martha Silva Beltrame.
Muitos deputados foram até a galeria cumprimentar os promotores e procuradores de Justiça presentes.
Vice-presidente da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, recebe os parabéns do deputado Luciando Azevedo.