AMP responde às acusações de deputado federal
Inconformada com as acusações feitas pelo deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB) contra os membros do Ministério Público durante entrevista no programa Gaúcha Repórter na quarta-feira (30), a AMP/RS ocupou espaço na Rádio Gaúcha para se dirigir à sociedade. Nesta quinta-feira, no mesmo programa, comandado pelo jornalista Lasier Martins, o presidente em exercício da entidade, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, manifestou a indignação dos membros da classe com as suspeitas levantadas pelo parlamentar.
Segundo Victor Hugo, as palavras foram recebidas como um "bofetão" que atingiu indiscriminadamente a honra de todos que deram a vida pelo serviço público. "Não podemos admitir que alguém, escudado no falso direito de imunidade, atribua indiscriminadamente o ato de corrupção aos agentes do Ministério Público e do Judiciário", disse. Na quarta-feira, Marchezan afirmou, sem citar nomes ou circunstâncias, haver "juízes que vendem sentenças, desembargadores que vendem votos e promotores que vendem pareceres".
O presidente da AMP/RS acrescentou que já conversou com a administração da Instituição sobre o assunto e que o corregedor-geral, Armando Antônio Lotti emitiu ofício solicitando as explicações do deputado. "Nós, do Ministério Público, somos os maiores interessados em que eventuais casos de corrupção sejam investigados e seus autores, se confirmados, rigorosamente punidos", completou.