Associação acompanha descerramento da foto de Marcelo Lemos Dornelles na Galeria de Procuradores-Gerais de Justiça do Estado
A Diretoria Executiva da AMP/RS prestigiou, na tarde desta segunda-feira, 21 de agosto, o descerramento da fotografia de Marcelo Lemos Dornelles na Galeria de Procuradores-Gerais de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Durante o evento, realizado no foyer do Auditório Mondercil Paulo de Moraes, o ex-PGJ fez um resgate de sua trajetória na Instituição e agradeceu aos colegas pela homenagem.
Recentemente escolhido para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, Dornelles chefiou o Ministério Público por dois mandatos, no biênio 2015-2017, quando foi o primeiro promotor de Justiça a ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça, e no biênio 2021-2023. Em setembro, ele assumirá suas funções no TJRS.
Estiveram presentes, representando a Associação, o presidente João Ricardo Santos Tavares, e o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Fernando Andrade Alves. Também compareceram à solenidade o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, a corregedora-geral do Ministério Público, Eva Margarida Brinques de Carvalho, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Josiane Superti Brasil Camejo, o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou, os ex-procuradores-gerais de Justiça Mauro Henrique Renner, Roberto Bandeira Pereira, Simone Mariano da Rocha e Fabiano Dallazen, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), além de colegas, familiares e lideranças associativas.
Marcelo Lemos Dornelles
Membro do Ministério Público desde 1996, Marcelo Lemos Dornelles foi promotor nas comarcas de Tupanciretã, Cruz Alta e no Tribunal do Júri de Canoas. Na Capital, atuou no Foro Regional da Restinga, nas promotorias de Direitos Humanos, da Infância e Juventude e no Plantão. Presidiu a Associação do Ministério Público e o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Além disso, atuou como secretário-geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e como subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais. Em 2015, foi o primeiro promotor eleito Procurador-Geral de Justiça, para o biênio 2015-2017, cargo que ocupou novamente no biênio 2021-2023. Em setembro, Dornelles assumirá o cargo de desembargador do TJRS, ocupando vaga destinada a membros do MPRS pelo quinto constitucional.