Associação prestigia abertura do Encontro Brasileiro de Legislativos
Foi aberto na manhã desta quarta-feira, no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa gaúcha, o Encontro Brasileiro de Legislativos - O Brasil que saiu das Urnas. A Conferência Magna foi ministrada pelo governador Tarso Genro, que abordou o tema O Rio Grande Que Saiu das Urnas. O vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto prestigiou o evento.
Tarso traçou um panorama político e social do Rio Grande do Sul após as eleições. O governador exaltou o momento político positivo que vive o Estado, afirmando que essa é uma conquista de todos, sem monopólio partidário, e que vem sendo construído desde a redemocratização do país. Elogiou a vocação para a polêmica que caracteriza a política gaúcha, considerando esse aspecto como um motor para a conquista de melhores soluções.
Tarso adiantou que pretende buscar desenvolvimento com equilíbrio regional, baseado nas cadeias produtivas já existentes, e a pretensão de construir políticas públicas permanentes e sem matizes partidários para a saúde, educação e segurança. O governador também aproveitou para conclamar as diversas esferas de Poder - estadual, municipal, Legislativo, Executivo e Judiciário - a serem transparentes com a sociedade e a imprensa, repassando o máximo de informações e sabendo aceitar críticas justas.
Na cerimônia, o presidente da Assembleia, Giovani Cherini, destacou a importância do evento no sentido de capacitar os parlamentares brasileiros e propiciar o aperfeiçoamento das funções legislativas. “É um encontro para se pensar o Brasil e o que é melhor para o futuro do povo brasileiro”, enfatizou Cherini.
A realização do evento é do Instituto Municipalizar, em parceria com o Legislativo gaúcho, a Câmara dos Deputados e outras instituições. As palestras prosseguem até sexta-feira (21), sobre temas como o controle da administração pública, reforma política e tributária, financiamento de campanha, representação de interesses e observatórios sociais.
Participaram da conferência de abertura o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Delmar Pacheco da Luz; o presidente da Fundação Escola do Ministério Público, Mauro Souza; o diretor-geral do Instituto Municipalizar, Pablo Tatim; a presidente do Instituto dos Advogados do RS, Alice Grechi; o coordenador-geral do Encontro, Renan Villela; e o representante do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Francisco José Moesch; entre outras autoridades.