Candidatos apresentam suas ideias em encontro transmitido pela intranet
Uma iniciativa histórica marcou o fortalecimento do processo de democratização do Ministério Público gaúcho nesta segunda-feira (14). Reunidos na sala do Conselho Superior do MP, os quatro candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça abordaram, com transmissão on-line pela intranet, temas de interesse da classe. O encontro, primeiro de uma série de três programados até a data da votação na Capital, em 12 de março, foi acompanhado por mais de uma centena de membros da Instituição.
Coordenados pelo presidente em exercício da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, e pela vice-presidente social, Guacira de Almeida Martins, os procuradores José Túlio Barbosa, Eduardo de Lima Veiga, Paulo Fernando dos Santos Vidal e Simone Mariano da Rocha puderam, através das câmeras de vídeo, levar seus conceitos e ideias acerca da próxima gestão do MP aos colegas. Ao fazer a abertura, Victor Hugo deu as boas vindas aos candidatos e agradeceu ao presidente da Comissão Eleitoral, Mario Romera, e ao procurador-geral de Justiça, José Barrôco de Vasconcellos, que proporcionaram a realização do evento. Na sequência, relembrou as regras do debate, previamente estabelecidas em reuniões realizadas na AMP com a presença dos candidatos e seus representantes.
Em suas primeiras manifestações, Vidal, Veiga, Barbosa e Simone apresentaram suas propostas de gestão e depois responderam a quatro perguntas sorteadas na hora entre todas as que foram enviadas pelos associados. Foram contemplados os seguintes assuntos: a possibilidade de promotores de entrância intermediária e inicial exercerem funções junto à Administração Superior e aos Centros de Apoio como alternativa à estagnação da carreira; como redistribuir as atribuições, uma vez aplicada a recomendação de não-intervenção nos processos cíveis; alternativas para incrementar a atuação do Ministério Público no combate ao crime organizado e à corrupção; regionalização da atribuição afeta à matéria de improbidade administrativa. Contribuíram com questionamentos ou sugestões de temas os promotores de Justiça Synara Jacques Buttelli e Isabel Barrios Bidigaray, de Porto Alegre, Dinamárcia Maciel de Oliveira, de Santo Antônio das Missões, Tiago Moreira da Silva, de Novo Hamburgo, Reginaldo Freitas da Silva, de Santo Antônio da Patrulha, e João Paulo Fontoura de Medeiros, de Soledade, além dos procuradores Renato Vinhas Velasques e Roberto Neumann.
Aproveitando o recurso da transmissão on-line, os candidatos puderam se dirigir aos membros que acompanhavam o encontro conectados a seus computadores na rede interna da Instituição e no local do evento. Através das câmeras de vídeo, buscaram uma comunicação mais direta com os eleitores. A inovação foi saudada pelos quatro candidatos como uma ferramenta importante para levar seus conceitos e propostas aos colegas de classe, na busca por votos.
Por conta do grande número de acessos para acompanhar o debate, o presidente da AMP encaminhou ofício ao procurador-geral José Barrôco de Vasconcellos solicitando a disponibilização da gravação em link na rede interna do MP. A ideia é permitir aos colegas que não puderam assistir a oportunidade de recuperar o conteúdo.
Barbosa, Veiga, Vidal e Simone terão novo encontro nesta quinta-feira (dia 17 de fevereiro), às 19h, na Promotoria de Justiça de Capão da Canoa. Na oportunidade, que não terá transmissão pela rede, eles responderão a questões encaminhadas pelos colegas da classe que comparecerem ao debate. O último encontro será na véspera do pleito eleitoral, como acontece tradicionalmente, no dia 11 de março, às 17h, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, em Porto Alegre.